05.02.2022

A importância do autocuidado em todas as etapas da vida!

Imagine que você está em um avião rumo à planejada viagem de férias. Logo depois, você ouve a aeromoça dizer: "em caso de despressurização, coloque a máscara de oxigênio - primeiro em você - e só depois ajude a pessoa ao seu lado".

O que isso significa? Que há certos momentos em que você deve se colocar como prioridade!

No topo da lista do autocuidado, a sua saúde física deve ser um lembrete diário!

Vamos ver como está a sua atenção: apostamos que você consegue nos dizer quais são as atividades e práticas necessárias para uma melhor qualidade de vida. Mas você as inclui na agenda do dia a dia?

Por isso é que te convidamos a refletir sobre o seu presente e o seu futuro. Continue com a gente para avaliar como está a sua saúde física, a partir de 4 hábitos:

- Visitas periódicas ao médico

- Realização de exames de rotina

- Implementação de atividades físicas

- Adoção de bons hábitos nutricionais

A gente sabe que não basta ir ao médico para tratar a doença. É preciso de um esforço para uma mudança efetiva de pensamento e de estilo de vida.

Se é fácil implementar essas mudanças?
 Para a maioria das pessoas, não, não é! Tudo que altera a nossa rotina tende a ter uma alta resistência. Mas você precisa começar!

Quanto antes você entender a importância do autocuidado e adotar esses 4 hábitos na sua vida, você estará mais próximo de um autoconhecimento, que te levará a melhorar a satisfação geral em relação ao seu corpo e mente!

Neste material, não abordaremos os pilares da saúde mental, espiritual e demais hábitos que também precisam de atenção, embora saibamos que eles complementam a saúde física.

Pronto para começar? Conheça, a seguir, como você pode aplicar o autocuidado em diferentes fluxos temporais: na rotina diária, semestral e anual!

1) Visitas periódicas ao médico para check-up de saúde

A consciência corporal nos ajuda a saber quando algo não está bem. Mas não espere por sinais para procurar ajuda!

As visitas regulares ao médico
 são importantes para prevenir o aparecimento de sintomas e doenças que já podem estar na iminência de acontecer.

O HC reforça que a ausência de sintomas não quer dizer, necessariamente, ausência de doenças! Mas se você estiver sentindo algo diferente, a visita é ainda mais importante.

Um caroço que surge do nada, uma queda de cabelo acentuada ou emagrecimento excessivo. Esses podem ser pequenos detalhes, mas na realidade são sinais de alguma coisa acontecendo.

Normal é estar bem e se sentir bem! O resto precisa ser investigado. Por mais pequeno que possa parecer o sintoma naquele momento, ele pode se tornar uma dor de cabeça no futuro. 

Não delegue a responsabilidade e importância do autocuidado para outra pessoa! Só você é responsável pela sua saúde. Agende o seu check-up médico semestralmente ou anualmente, de acordo com a sua necessidade.

2) Faça exames de rotina mesmo se estiver "aparentemente saudável"

Realize exames de rotina para avaliar o seu estado geral de saúde, de acordo com o pedido médico. Em cada etapa da vida, eles podem variar, mas há alguns comuns para homens e mulheres, como:

- Hemograma

- Colesterol e glicemia

- Dosagem de hormônios da tireoide

- Exame de urina tipo 1 e urocultura

- Pressão arterial

No caso das mulheres, há exames que variam conforme histórico, idade e perfil da paciente, mas os mais comuns são:

- Papanicolau para prevenção do colo de útero

- Ultrassom transvaginal

- Mamografia

- Densitometria óssea

Para homens, os exames anuais de rotina também variam conforme idade, perfil e avaliação médica. Os mais comuns, são:

- Exame de toque retal e PSA para prevenção do câncer de próstata

- Atenção redobrada a saúde cardiovascular após os 30 anos

- Avaliação de fígado e rins

Esses são alguns dos exames mais pedidos, de forma simplificada. O HC lembra que para cada faixa etária e perfil do paciente, outros exames são necessários!

Ao realizar acompanhamentos periódicos de saúde, você garante que quando algum imprevisto acontecer, o tratamento seja imediato, reduzindo a probabilidade de problemas futuros, como custos, cronicidade ou mesmo tratamentos paliativos.

3) Atividades físicas regulares para a saúde geral

O sedentarismo é extremamente prejudicial ao seu corpo. Agora, talvez você não sinta os efeitos nocivos de ficar "atirado no sofá de casa", mas com o passar do tempo, as dores podem começar a fazer parte da sua rotina, por falta de estimulação e reforço muscular.

Procure uma atividade que te dê prazer! O exercício físico atua em diferentes níveis:

- Melhora o funcionamento do seu organismo

- Regular o apetite e o sono

- Ajuda a controlar a ansiedade

- Favorece a manutenção de um peso adequado

A atividade física é a melhor ferramenta para aumentar a nossa performance e produtividade!

4) Nutrição adequada para manter a energia em alta

Uma alimentação saudável, nutritiva e equilibrada, que esteja adequada com a sua rotina diária, é um desafio.

Por isso, a melhor alternativa é buscar ajuda especializada com nutricionistas e demais profissionais relacionados, como endócrinos e nutrólogos.

Eles podem te ajudar a avaliar a sua saúde, garantindo segurança alimentar e benefícios como bem-estar e uma melhor qualidade de vida.

A nutrição é uma etapa importante do autocuidado, pois ele é tudo aquilo que nutre o nosso corpo e a nossa mente e nos ajuda a recarregar as energias para o dia que está por vir.

Por isso, faça o acompanhamento mensal com nutricionistas para avaliação da sua saúde alimentar!


O HC lembra que a prioridade da sua agenda precisa ser você!

Incorpore o autocuidado na sua rotina, mesmo que o resultado não apareça a tão curto prazo. Os benefícios do autocuidado são para toda a vida, acredite!

A longo prazo, você só terá motivos para querer ter começado a investir nessa rotina antes!

Você já agendou os seus check-ups de saúde neste ano?

Enquanto você pensa na sua resposta, aproveite para nos seguir nas nossas redes sociais, Instagram e Facebook, para ficar por dentro de todas as novidades da HC!