Uma história que inspira

O Hospital de Caridade de Erechim nasceu da solidariedade, vontade e união de esforços da comunidade erechinense. Os trabalhos voltados à sua construção tiveram início em 1930, quando diversas autoridades e integrantes da comunidade erechinense se uniram e se mobilizaram para viabilizar o projeto. Foi criada uma Comissão Provisória Pró Hospital de Caridade, e as seguintes comissões de trabalho: Central, Técnica, Financeira, Estatutos, Feminina de Festas e Donativos.

Após alguns anos de planejamento, foi fundada a Sociedade Hospital de Caridade José Bonifácio, em reunião realizada no salão de danças do Ypiranga Futebol Clube, na data de 10 de maio de 1934. Na ocasião foi eleita a sua primeira Diretoria, tendo como presidente o Sr. João Caruso Scuderi. Naquela reunião também ficou estabelecido que o Hospital de Caridade seria uma entidade civil filantrópica, sem fins lucrativos, que receberia a todos sem distinção de credo religioso, cores políticas ou ideológicas, raça ou nacionalidade; sexo ou situação econômica. Enfim, faria jus ao nome que estavam lhe outorgando: de caridade.

O trabalho da primeira Diretoria foi para concretizar o sonho da comunidade de construção de um hospital, sendo fato corriqueiro a mobilização das pessoas, da administração municipal, e da classe política e empresarial na arrecadação de recursos. Em 30 de janeiro de 1940, tomou posse uma nova diretoria, tendo como presidente Epaminondas Grecca. Nesta data foi aprovada a planta arquitetônica e o início da construção.

Assim, do esforço conjunto, marcado por campanhas beneficentes, jantares, imposto e selo municipal da caridade, livro de ouro e doações, resultaram os fundos necessários para viabilizar as obras. Dentre as doações obtidas, destaque para o terreno, advindo do poder público estadual e municipal. Com as obras já iniciadas, em 26 de maio de 1940 foi realizada a solenidade de lançamento da Pedra Fundamental do HC, com a realização de uma missa campal.


Após 12 anos de mobilização, em 31 de maio de 1942 foi realizada a inauguração oficial do hospital, com missa campal realizada em frente ao edifício, num ato festivo que reuniu a diretoria, os sócios, diversas autoridades municipais, estaduais e federais, e grande número de pessoas da comunidade. Em 1960, uma assembleia geral extraordinária alterou a denominação do hospital, que passou a se chamar Hospital de Caridade de Erechim, a qual segue até os dias atuais.

Desde a sua inauguração, a trajetória do Hospital de Caridade de Erechim foi marcada por crescimento e melhorias, englobando a estrutura física, os serviços disponibilizados, a qualificação dos profissionais e a atualização tecnológica, de forma a atender as necessidades sempre crescentes da população regional.


Na atuação filantrópica, uma característica histórica da instituição é a assistência através de serviços gratuitos à comunidade vulnerabilizada econômica e socialmente, com atendimentos de internação e ambulatoriais. O HC também desenvolve várias ações sociais de saúde, através de atendimentos em eventos comunitários de saúde, palestras e treinamentos em entidades assistenciais, escolas e municípios. Em janeiro de 2004, foi inaugurado o Centro Clínico Hospital de Caridade, que passou a reunir profissionais de diversas especialidades da saúde, atuando de forma integrada com o Hospital, facilitando o acesso da população, de forma concentrada e qualificada.

Com mais de oitenta anos de história, o Hospital de Caridade de Erechim segue firme no seu compromisso de oferecer à sociedade regional serviços de saúde com segurança, qualidade e resolutividade, sempre a serviço da vida.