05.08.2022

HC reúne 200 colaboradores em programação especial para falar de saúde mental

Com a presença de cerca de 200 profissionais de diferentes setores, o Hospital de Caridade de Erechim promoveu nesta sexta-feira, 5 de agosto, a 2ª edição do “Flor é Ser”. O evento, que também marcou o Dia da Saúde, reforçou o compromisso da instituição com o cuidado de seus profissionais trazendo para o centro do debate a saúde mental.

Para tanto, uma ampla e diversificada programação foi elaborada pelo setor de Gestão de Pessoas e pelo SESMT do Caridade. As atividades iniciaram às 9h com a discussão “Alimentação X Saúde Mental”, sob responsabilidade da nutricionista Cristina Salvi. Na sequência, ainda pela manhã, coube a Claudieli Salete Maleski e Patricia Scatolin, do Sicredi, falarem de “Educação Financeira”.

O período da tarde foi aberto pelo médico psiquiatra Felipe José Nascimento Barreto, que, de forma direta e objetiva, conduziu a palestra “Saúde Mental: vamos falar sobre isso?”. Ao parabenizar o HC pela iniciativa, Felipe pontuou elementos que influenciam na saúde mental das pessoas, enfatizando que o bem-estar dos colaboradores precisa ser tratado com mais atenção pelas organizações.

A oficina “Amor no Prato – Culinária Saudável”, ministrada pela chef educadora Francieli Baldissera, encerrou o dia com uma pitada de carinho e muitas dicas de dar água na boca, mostrando que é possível se alimentar bem mantendo a saúde.

Na avaliação da gerente de Gestão de Pessoas do HC, Giseli Zago Mocelin, a 2ª edição do “Flor é Ser” superou as expectativas, propiciando valioso espaço para reflexão, troca de ideias e aprendizagem e enalteceu serviço do SESMT que hoje é coordenado pela Técnica de Segurança do Trabalho Dulce Barufi e o engajamento de toda equipe do GP nas ações direcionadas a saúdes dos profissionais. Segundo ela, cabe ao Hospital “olhar seu colaborador na integralidade – sendo o bem-estar de cada um peça chave para o bom desempenho profissional e para a qualidade de vida”.

Lembrando do papel das equipes durante a pandemia, Giseli, agradeceu a todos pela presença, dedicação, carinho e paixão pelo cuidado.

 

Você sabia?

  • O HC é classificado, há três anos consecutivos, como um “Excelente Lugar para Trabalhar (GPTW)”, conforme avaliação de consultoria norte-americana. A distinção coloca o Hospital num patamar de destaque no cenário nacional, e tem servido para, além de manter os colaboradores motivados, atrair novos talentos à instituição.
  • De acordo com pesquisa realizada pela startup Closecar (com dados de mais de 480 mil atestados médicos, a partir de 16 companhias diferentes), houve um acréscimo de 30% no afastamento de profissionais por problemas ligados à saúde, entre 2020 e 2022.