03.06.2022

HC promove treinamento sobre aleitamento materno e boas práticas

A qualificação constante da equipe é um dos compromissos do Hospital de Caridade de Erechim. Com essa perspectiva, o HC promoveu treinamento sobre aleitamento materno e boas práticas nos dias 26 e 27 de maio. A capacitação, com duração de 4 horas, envolveu atividades teóricas e práticas sob a condução da enfermeira e consultora em aleitamento materno, Talita de Santana Silva, reunindo colaboradores da Maternidade, Bloco Cirúrgico e UTI Neonatal do HC.

Humanização

Conforme Talita, quanto mais preparado o colaborador estiver, melhores serão as orientações repassadas as mães e pais durante a amamentação, levando adiante a prática preconizada pelo Ministério da Saúde, que prevê amamentação até os dois anos de idade do bebê, sendo exclusiva no peito até os seis meses.

De acordo com membros do Caridade que participaram da iniciativa, a capacitação reforça a preocupação do HC com a humanização do atendimento e, também, em acolher os desejos do casal, seguindo os melhores critérios técnicos e as tendências da sociedade - realizando o sonho de muitas mães, que é amamentar seu filho.

Saiba mais

Os bebês até os seis meses de idade devem ser alimentados somente com leite materno, não precisando de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida.

Segundo a UNICEF, o aleitamento materno na primeira hora de vida é importante tanto para o bebê quanto para a mãe, pois auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. Além das questões de saúde, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho.