23.05.2022

HC divulga nova política de visitas

Com a melhora no quadro da pandemia de coronavírus e entendendo a importância da presença de familiares, amigos e entes queridos no processo de recuperação, o Hospital de Caridade de Erechim adotou um novo protocolo de visitas à casa de saúde, com o tema ‘Visite Depois’. Ao retomar as visitações, algumas restrições ainda se fazem necessárias para a segurança de pacientes, familiares, amigos e dos próprios colaboradores da instituição.

Entre as novidades está a ampliação de horários, bem como a organização com revezamento de horários dos acompanhantes, conforme descrito abaixo.

No entanto, a orientação da direção é de que, como o tema da divulgação já explica,  preferencialmente, as visitas sejam realizadas quando o paciente já estiver em casa, evitando acúmulo de pessoas no ambiente hospitalar, especialmente, nos quartos coletivos.

A seguir, veja a nova política de visitas do HC: 

UID/MATERNIDADE:

É permitido um acompanhante da escolha do paciente, em tempo integral, independente da acomodação.

Durante o parto (cesáreo ou natural) e no pós imediato (até uma hora após o nascimento), pode permanecer além da pessoa de escolha da paciente como acompanhante,  mais 03 pessoas que poderão aguardar o parto e acompanhar o recém-nascido até o berçário (parte externa), sem acesso a maternidade, neste momento.

No parto natural com analgesia, pode permanecer na sala de parto a Doula e uma pessoa de escolha da paciente.

 

Horários de visitas:

Das 15h às 16h e 19h às 20h: 2ª a 6ª feira

Das 15h às 17h: finais de semana e feriados

Neste período podem permanecer no quarto o (a) acompanhante e 01 visitante, podendo revezar até 03 pessoas por horário de visitas.

Importante:

Os visitantes devem optar preferencialmente pela visita no domicílio, assim que a família permitir e estiver mais segura. Os primeiros dias/meses de vida geram insegurança, pois é necessário que o bebê e a família se adaptem a nova rotina, além disso há o risco de transmissão de doenças ao bebê, que ainda não possui todas as defesas. Outro fator importante é a amamentação, que exige que a mãe e o bebê “aprendam e se adaptem” a esse novo processo, por isso é importante que o ambiente seja silencioso e tranquilo, permitindo que a mãe se preocupe exclusivamente, com o ato de amamentar. 

 

UTI ADULTO

Horários de visitas:

12h15h às 12h45h

16h30h às 17h

21h às 21h30h (exceto finais de semana e feriados)

Nos 03 horários será permitida a entrada de 03 pessoas, alternadamente.

Pacientes graves, com mau prognóstico e/ou terminais, poderão ter liberação da entrada de mais familiares, assim como os horários poderão ser flexibilizados.

A exceção também se aplica para casos em que familiares chegam de cidades distantes e o próximo horário de visitas ainda demorará.

 

UTI NEONATAL

As visitas diárias são permitidas somente aos pais e os horários serão acordados com a equipe.

Dia de visita dos avós – Aos sábados das 15h às 16h.

Irmãos se houver solicitação dos pais, será liberada a visita, mediante combinação com o Enfermeiro do setor.

 

UNIDADES DE INTERNAÇÃO

Horário de visitas:

15h às 16h e 19h às 20h: de 2ª a 6ª feira

15h às 17h: finais de semana e feriados

Obs: somente 01 pessoa por vez, alternando com os demais.

Para pacientes acima de 60 anos, é recomendado um acompanhante, independente da acomodação.

Obs: pacientes que se submeterão ao exame de colonoscopia necessitam de acompanhante, obrigatoriamente.

Quartos privativos: 01 acompanhante. Se extremamente necessário, poderá ser permitido 02 acompanhantes.

Quartos semi-privativos: somente 01 acompanhante quando necessário, como paciente com necessidades especiais (física ou mental), risco de suicídio, alta dependência, terminal, dentre outros.

Crianças internadas: permitido 01 acompanhante. Caso necessário, dependendo do quadro da criança, poderá ser liberado 02 acompanhantes, mediante liberação da Gerência Assistencial, Coordenação Assistencial ou Supervisão de Enfemagem. 

 

PRONTO-SOCORRO

Pacientes menores de 18 anos, idosos, pessoas com necessidades especiais e/ou com indicação do médico, devem permanecer em atendimento no Pronto-Socorro, sempre com um acompanhante.

 

CDI

Pacientes menores de 18 anos, idosos, pessoas com necessidades especiais ou pacientes que irão realizar exames que necessitam de acompanhante podem permanecer no CDI com 01 acompanhante.

 

PARTICULARIDADES:

  • Pacientes terminais: 01 até 02 acompanhantes. Poderão ser liberadas visitas fora do horário, conforme a possibilidade;
  • Pacientes terminais evoluindo a óbito: o enfermeiro do setor poderá avaliar, conforme o caso, o tipo de acomodação, número de filhos, desejo do paciente, etc...
  • Pacientes em cirurgia: 01 até 02 acompanhantes, até a saída do paciente da sala de recuperação, após permanece somente 01 acompanhante;
  • Crianças: não é permitida a entrada de crianças menores de 12 anos, exceto em casos específicos, não devendo ultrapassar 30 minutos;
  • Maternidade: conhecer o irmão/irmã;
  • Mãe/Pai internados há muitos dias;
  • Avós internados há muitos dias e que há solicitação da família;
  • Pacientes terminais e que há o desejo do paciente ou da criança;

Casos não contemplados na política serão avaliados pela Gerência Assistencial, Coordenação Assistencial ou Supervisão de Enfermagem.