Pressão alta, doença silenciosa que pode ser fatal

Cardiologista Milton Serpa recomenda menos sal na comida, exercícios e o uso correto de medicamentos para combater a hipertensão

Pressão alta, doença silenciosa que pode ser fatal

    A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias, sendo um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. Em média, segundo o Ministério da Saúde, 388 pessoas são vítimas da doença todos os dias no Brasil. 

    Conforme o médico Cardiologista, Milton Serpa, a hipertensão faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para distribuir o sangue corretamente pelo corpo. Embora em 90% dos casos seja herdada dos pais, há diversos fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como os hábitos de vida - entre os quais o fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, elevado consumo de sal, níveis altos de colesterol e falta de atividade física. “Exercícios constantes, menos sal na comida, menos bebida alcoólica e o uso correto de medicamentos salvam vidas”, resume Serpa. 


Saiba mais

# No Brasil, cerca de 36 milhões (32,5%) de indivíduos adultos são hipertensos, sendo mais de 60% idosos, o que contribui direta ou indiretamente para 50% das mortes por doença cardiovascular devido a alterações na função do coração, o que inclui as arritmias cardíacas. Entre 80 a 90% das mortes súbitas cardíacas (MSC) são consequência de algum tipo de arritmia. 

# Além dos fatores de risco, sabe-se que a incidência da pressão alta é maior na raça negra, em diabéticos, e aumenta com a idade.

# Milton Serpa destaca que a maioria dos casos de pressão alta é assintomática, do tipo primária, geneticamente determinada, com pessoas sensíveis ao excesso de sal/sódio. Mas a hipertensão também pode ser secundária, em decorrência de doenças renais, por exemplo, entre outras. Assim, conhecer a origem é fundamental para a adoção de medidas preventivas e introdução ao tratamento adequado.

# A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente.


Como diagnosticar a doença?

A hipertensão é diagnosticada pela aferição da pressão arterial, que deve ser realizada por um médico e/ou outros profissionais capacitados da saúde. Milton Serpa explica que é imprescindível a utilização de técnicas adequadas, além de equipamentos “calibrados” e validados. No consultório, o médico inicia a avaliação fazendo o histórico pessoal e familiar do paciente, seguido de exame físico. Também podem ser necessários exames laboratoriais e outros subsidiários.


Quais os sintomas da pressão alta?

Na maioria dos pacientes a pressão alta é assintomática, mas a pessoa pode apresentar dor ou pressão na cabeça, especialmente na nuca, sangramento nasal, cansaço excessivo aos esforços, tonturas, fadiga e inquietação, características que podem facilmente ser confundidas com ansiedade.


Quais as consequências da pressão alta?

A mais conhecida é o Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente chamado de derrame, e a segunda maior causa de mortes em todo mundo. Pode ocorrer tanto pela ruptura dos vasos sanguíneos, resultando em hemorragias ou acidentes vasculares cerebrais hemorrágicos, como pela Fibrilação Atrial (FA), arritmia cardíaca com riscos de formação de coágulos no interior dos átrios que, ao se desprenderem pela corrente sanguínea, entopem as artérias cerebrais e causam a isquemia (AVC isquêmico). Atualmente a FA tem incidência em 2,5% da população mundial, o equivalente a 175 milhões de pessoas, e é encontrada principalmente na terceira idade.



  • Centro de Diagnóstico por imagem CDI

    CENTRO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - CDI

    Eficiência e Profissionalismo

    O Centro de Diagnóstico por Imagem está estruturado para oferecer serviços diferenciados e eficientes. Ver mais
  • laboratório

    LABORATÓRIO

    Tecnologia de Ponta em Análises

    Nosso laboratório dispõe de modernos recursos tecnológicos e de uma qualificada equipe de profissionais. Ver mais