Parceria que salva vidas

Aproximação entre profissionais do Pronto-Socorro do HC e da Angiocenter garante atendimento de emergência 24 horas por dia a pacientes com diagnóstico de infarto e outras complicações cardíacas

Parceria que salva vidas

    O rápido atendimento após o infarto diminui o risco de danos ao coração. Se a vítima for socorrida em até 90 minutos a partir dos primeiros sintomas, quase a totalidade da musculatura afetada pode ser recuperada. Contudo, quanto mais o tempo passa, pior a consequência. Para se ter uma ideia, se o atendimento for realizado depois de seis horas, as células prejudicadas já não poderão se regenerar.

    Ciente de que cada minuto é decisivo, as equipes do Pronto-Socorro do Hospital de Caridade de Erechim e da Clínica Angiocenter estreitaram relações e, em ação articulada, realizam atendimentos de emergências 24 horas por dia, de forma ágil, segura e eficiente, salvando vidas.


Linha direta e taxa de sucesso altíssima

    De acordo com o médico hemodinamicista, Tiago Vendruscolo, da Angiocenter - empresa que vai completar uma década de atividades em Erechim no fim de 2020 -, o fortalecimento da parceria se sedimentou de três anos para cá, justamente quando o profissional passou a residir no município. Hoje, inúmeros protocolos internos avançaram, havendo, inclusive, canal direto entre o Pronto-Socorro, o médico cardiologista assistente e a equipe Angiocenter. Com isso, o tempo entre a entrada do paciente com problemas cardíacos no HC e a chegada à Clínica é quase simultâneo.

    Conforme Tiago, a interrupção de fluxo sanguíneo cardíaco (o chamado evento isquêmico), deve ser restaurada o quanto antes, pois sem isso o coração, ao não receber sangue, pode sofrer danos irreversíveis, causando, entre outros, o infarto agudo do miocárdio. “Nossas equipes estão prontas para realizar, a qualquer hora, o procedimento necessário (cateterismo cardíaco), o que garante taxa de sucesso altíssima, comparada às taxas europeias e dos EUA’, observa o especialista. O hemodinamicista alerta, porém, que o paciente, ao sentir os primeiros sintomas de complicações cardíacas, tais como dores fortes e crescentes no peito, deve procurar atendimento. 


Preferencial

    O raciocínio é reforçado pelo médico Leonardo Urmann, responsável técnico pelo  Pronto-Socorro do HC: ‘tempo é músculo!”, resume. 

    Leonardo explica que o serviço de Emergência do Hospital de Caridade visa o atendimento preferencial ao paciente com queixas relacionadas a problemas cardíacos. “Contamos com uma estrutura organizada e treinada desde o acolhimento pela equipe de enfermagem, exames de admissão e diagnóstico até o manejo precoce e definitivo de eventos isquêmicos cardíacos”, destaca. 

    “Podemos dizer que a região tem à disposição atendimento de excelência neste tipo de doença, inclusive com realização de cateterismo cardíaco no serviço de hemodinâmica, com tempos frequentemente abaixo do recomendado mundialmente’, completa.


Principais sintomas do infarto - e o que fazer

    Dor, opressão ou peso no peito, sem alívio, principalmente no lado esquerdo - mas que pode se espalhar pelas costas e pescoço - é um dos principais sintomas do infarto. Ao identificar esses sinais, o paciente deve ser levado o mais rápido possível ao hospital (pronto-socorro), onde será diagnosticado e receberá o tratamento de desobstrução coronária. 

Atenção: A dor do infarto, embora possa simular uma indigestão, se diferencia por sintomas intensos.


Cada minuto importa

Veja o que acontece com o coração de uma pessoa infartada, conforme o tempo de demora para o atendimento:

Até três horas: quanto mais rápido for o atendimento médico, menor será a quantidade de músculo cardíaco atingido e maiores as chances de recuperação.

Até seis horas: as primeiras seis horas (contadas a partir dos primeiros sintomas) são críticas. Além da oclusão da artéria, o paciente pode sofrer arritmias, às vezes fatais, e distúrbios elétricos na estimulação cardíaca.

Até 12 horas: quanto maior o retardo do atendimento médico, maior a perda muscular devido à oclusão arterial coronária em andamento. Caso o paciente seja atendido após 12 horas dos primeiros sintomas, evidencia-se uma perda significativa da musculatura do coração.

Acima de 12 horas e até as primeiras 24 horas: ocorrerá a necrose, perda definitiva da contração muscular na artéria afetada.


A Angiocenter 

    A Angiocenter - Serviço de Hemodinâmica oferece qualidade, segurança e alta tecnologia em procedimentos cardíacos, neurológicos e vasculares à população de Erechim e região Norte do RS. Desde sua fundação, já realizou mais de 3,5 mil procedimentos.

O que a Angiocenter faz:

- Cateterismo cardíaco e angioplastia coronariana com implantação de stents

- Angioplastia periférica com implantes de stents

- Implante de marcapasso e CDI

- Aortografia

- Arteriografias cerebral e periférica

- Estudo eletrofisiológico e ablação de arritmias

- Embolização de tumores, aneurismas e MAV

- Implante de endoprótese aórtica

- Arteriografia e angioplastia de carótidas

- Cateterismo direito - pulmonar


O PS do HC

    O Pronto-Socorro do Hospital de Caridade, além de estar pronto para acolher pacientes com problemas cardíacos graves, atende outras situações de urgência e emergência, como vítimas de acidentes graves com politraumatismo, grandes queimados, acidente vascular cerebral, amputações, doenças infecciosas e outras. 

    As equipes atendem, também, situações eletivas de menor complexidade, como traumas em geral, cólica renal (pedra nos rins), enxaquecas, síndromes gripais, dores osteomusculares, alterações glicêmicas, alergias, doenças gastrointestinais, acidentes com animais, hipertensão, queixas urinárias, sangramentos e hipertermia em crianças, entre outras.



  • Centro de Diagnóstico por imagem CDI

    CENTRO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - CDI

    Eficiência e Profissionalismo

    O Centro de Diagnóstico por Imagem está estruturado para oferecer serviços diferenciados e eficientes. Ver mais
  • laboratório

    LABORATÓRIO

    Tecnologia de Ponta em Análises

    Nosso laboratório dispõe de modernos recursos tecnológicos e de uma qualificada equipe de profissionais. Ver mais