Novembro Roxo: o mês da prematuridade

No Hospital de Caridade os bebês prematuros contam com uma nova UTI Neonatal

Novembro Roxo: o mês da prematuridade

   

    Em novembro comemora-se o Dia Mundial da Prematuridade, celebrado globalmente no dia 17. Tendo como símbolo a cor roxa, é considerado o mês Internacional de Sensibilização para a Prematuridade e o objetivo é alertar sobre o crescente número de partos prematuros, como preveni-los, e informar sobre as consequências do nascimento antecipado para o bebê, para sua família e para a sociedade.

    Tradicionalmente, nesse mês, o Hospital de Caridade desenvolve uma programação especial para lembrar a data. Esse ano, em razão da pandemia, o tradicional Encontro de Pais de Prematuros do HC não acontecerá. Durante a semana do dia 17 de novembro, o Hospital será iluminado com a cor roxa, que simboliza sensibilidade e individualidade, características que são muito peculiares aos nossos prematuros.

    Bebês prematuros podem ser classificados de acordo com a idade gestacional ao nascer, sendo o prematuro limítrofe aquele nascido entre 37 e 38 semanas; o moderado nascido entre 31 e 36 semanas, e o extremo aquele nascido entre 24 e 30 semanas de idade gestacional. A prematuridade é a principal causa de óbito em crianças menores de cinco anos. 

    De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 15 milhões de bebês nascem prematuramente a cada ano. Isso é mais do que um em cada 10 bebês. Infelizmente, aproximadamente 1 milhão de crianças morrem anualmente devido a complicações do parto prematuro, e muitos sobreviventes enfrentam uma vida inteira de desafios, incluindo dificuldades de aprendizagem, problemas visuais, auditivos e cognitivos. 


UTI NEONATAL


    A UTI Neonatal do Hospital de Caridade de Erechim, reinaugurada no mês de julho deste ano, é o local para onde são encaminhados os bebês prematuros, e recém nascidos que necessitam de cuidados intensivos. Ela oferece um espaço amplo, em um ambiente moderno, confortável e humanizado, para pacientes e familiares, aliando a inovação estrutural à qualificação dos recursos humanos que compõem a sua equipe multidisciplinar. 

    O ambiente conta com área 25% maior, o que, além de oferecer mais conforto, permite a instalação de novos leitos, em caso de necessidade. O local ganhou nova iluminação, sistema de ar condicionado central, sala de espera, copa, vestiários individualizados, acesso facilitado e ambiente privado para atendimento psicológico aos pais. Os detalhes da Unidade são na cor roxa.

    Na UTI Neonatal do HC, visando a promoção da saúde dos bebês, são desenvolvidos projetos como Musicoterapia, com sons de cantigas de ninar e da natureza; cromoterapia, e técnicas do Casulo e da Rede para o aconchego e bem-estar.

    De acordo com a enfermeira da UTI Neonatal do HC, Cátia Mohr, a unidade de terapia intensiva procura amenizar o momento angustiante, buscando promover aconchego e segurança à família. Segundo ela, é visível como os bebês reagem aos pais, por isso é importante eles estarem sempre presentes e acompanhando a evolução dos seus filhos.

    Conforme a psicóloga clínica do HC, Carina Balvedi Leandro, a Instituição tem uma maneira especial de acolhimento direcionado aos pais e familiares. O apoio é oferecido por toda a equipe multiprofissional que atua na UTI Neo – enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, médicos, psicólogos, fonoaudióloga.  Na área da psicologia é realizado atendimento individual aos pais e, fora da pandemia, também Grupo de Pais. A família, no decorrer da internação de seu bebê, vivencia sentimentos de angústia, ansiedade, tristeza e medos. Segundo Carina, a melhora clínica do bebê traz a melhora emocional dos pais.

    Na UTI Neonatal busca-se acolher, aproximar e cuidar do bebê e de sua família durante a internação, fortalecendo vínculos afetivos entre família e equipe HC.



  • Centro de Diagnóstico por imagem CDI

    CENTRO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - CDI

    Eficiência e Profissionalismo

    O Centro de Diagnóstico por Imagem está estruturado para oferecer serviços diferenciados e eficientes. Ver mais
  • laboratório

    LABORATÓRIO

    Tecnologia de Ponta em Análises

    Nosso laboratório dispõe de modernos recursos tecnológicos e de uma qualificada equipe de profissionais. Ver mais