Nova UTI Neonatal do HC já está em funcionamento

Mais ampla e moderna, Unidade concentra os principais recursos – humanos e materiais – necessários para dar suporte às funções vitais do bebê prematuro

Nova UTI Neonatal do HC já está em funcionamento

A pele é fina, brilhante e rosada.

As veias são visíveis e a musculatura frágil.

O corpo, o nariz, a boca, as mãos e os pés são pequeninos. 

A vontade de viver, contudo, é gigante.

    Foi justamente para auxiliar nesse processo, que marca a luta pela vida, que o Hospital de Caridade de Erechim investiu para entregar à comunidade regional sua nova UTI Neonatal.

    Mais ampla, moderna e com melhorias tanto para os bebês e familiares, como às  equipes que atuam no local, o ambiente conta com área 25% maior, o que, além de oferecer mais conforto, permite a instalação de novos leitos, em caso de necessidade. Nova iluminação, sistema de ar condicionado central, sala de espera, copa, vestiários individualizados, acesso facilitado e ambiente privado para atendimento psicológico aos pais estão entre as novidades da Unidade responsável por assistir os bebês, garantindo, a partir de equipamentos de ponta e equipe multiprofissional qualificada, as funções vitais nas primeiras horas e dias de vida dos pequenos.


Cada vez mais perto 

    Para o diretor presidente do HC, Cláudio Rogério Galli, a entrega do novo espaço - mesmo em meio à pandemia de coronavírus - demonstra o empenho da direção e dos colaboradores do Hospital na busca por se aproximar da comunidade, oferecendo soluções de saúde que salvam vidas e geram mais segurança e conforto a todo Alto Uruguai. 

    O diretor clínico do HC, Marcelo Baccin, endossa as palavras do presidente e pontua que a nova UTI Neonatal é uma garantia à população de que, em caso de prematuridade, os bebês e seus pais serão atendidos com excelência por uma equipe bem treinada num ambiente adequado à legislação e às normas da RDC 50.  

    Já o diretor técnico do Hospital, Paulo Dall´Agnol, observa que a entrega da UTI Neonatal se soma à nova UTI Adulto, inaugurada em 2019, e consolida o compromisso da instituição perante um público superior a 230 mil pessoas. Especificamente no caso da Unidade Neonatal, o médico destaca a importância do serviço prestado pelo HC, que é referência regional para partos de risco.


Taxa de ocupação elevada

    A nova UTI Neonatal do HC, que entrou em funcionamento essa semana, conta com seis leitos de internação, sendo que a taxa de ocupação média é elevada, chegando em determinados períodos a 100%. 

    Com monitorização contínua, o atendimento é prestado 24 horas por dia, sete dias por semana, com equipe médica, de enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e fonoaudióloga, além da assistência farmacêutica.


Música tem espaço especial

    Outra inovação que o ambiente traz é a ampliação do Projeto de Musicoterapia, que leva, graças a novos equipamentos de som, canções de ninar e sons da natureza a cada bebê internado, na parte interna das incubadoras.


Saiba mais

# Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), nascimentos prematuros (antes das 37 semanas de gestação), representam de 5 a 15% do total. No Brasil, o índice é estimado em 11,5%, conforme dados do ministério da Saúde. Nesse universo, percentual expressivo nasce com menos de 30 semanas de gestação (prematuridade extrema) e precisam ser internados na UTI.

# Quanto ao peso de nascimento, denomina-se os bebês com menos de 2kg como baixo peso, muito baixo peso os com menos de 1,5kg e extremo baixo peso aqueles com peso menor que 1kg.

# Entre os prematuros famosos estão Albert Einstein, Charles Darwin, Pablo Picasso, Ana Pavolova, Winston Churchill e Napoleão Bonaparte. 



  • Centro de Diagnóstico por imagem CDI

    CENTRO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - CDI

    Eficiência e Profissionalismo

    O Centro de Diagnóstico por Imagem está estruturado para oferecer serviços diferenciados e eficientes. Ver mais
  • laboratório

    LABORATÓRIO

    Tecnologia de Ponta em Análises

    Nosso laboratório dispõe de modernos recursos tecnológicos e de uma qualificada equipe de profissionais. Ver mais