HC oferece estruturas para cuidar, também, de seus colaboradores

HC oferece estruturas para cuidar, também, de seus colaboradores

    Desde que a pandemia do novo Coronavírus teve início, o Hospital de Caridade de Erechim tem promovido ações de prevenção preocupado com a saúde e segurança dos pacientes da COVID-19 e das demais pessoas que precisam de seus serviços diariamente. No entanto, um outro grupo também merece a atenção da instituição: os colaboradores. 

    Pensando neles, o HC, além de seguir as diretrizes técnicas quanto à distribuição de EPIs e demais cuidados, passou a disponibilizar, ainda no fim de março, espaços próprios de atendimento aos seus cerca de 500 funcionários.

    Um dos espaços está localizado no antigo Anfiteatro do Hospital e funciona 24 horas, buscando promover um ambiente de conforto físico, relaxamento, introspecção, descanso e conexão com os sentimentos vivenciados no trabalho, explica a psicóloga Carina Balvedi Leandro. “No local, o colaborador pode, além de relaxar, assistir televisão, ouvir música, tomar um banho, participar de escuta coletiva ou simplesmente descansar”, destaca Carina. 

    Além do Anfiteatro, uma tenda foi montada no jardim interno do HC. A estrutura funcionou até poucos dias, recebendo profissionais que buscaram auxílio e apoio emocional, oferecendo meditação bem como orientações a respeito da pandemia. Após as primeiras ondas de frio, contudo, o serviço foi transferido para o antigo Anfiteatro, onde mantém a proposta de acolhimento.

    As ações são conduzidas pelo Serviço de Psicologia e pelos médicos Paulo Dall’Agnol, diretor técnico do Hospital, e Leonardo Urmann. 


A importância do cuidado

    Ao mesmo tempo, a Psicologia Hospitalar segue disponível para atendimentos de pacientes e familiares de seus diversos serviços, bem como a pacientes suspeitos ou confirmados da COVID-19, conforme solicitação da equipe multidisciplinar. “Na pandemia, junto aos colaboradores e também aos pacientes, nosso atendimento é de apoio psicossocial e não uma escuta clínica considerando as restrições e orientações do Conselho Federal de Psicologia e da Sociedade de Psicologia Hospitalar’, explica Carina, que completa: “Nestes tempos de incertezas temos ciência de nosso papel de cuidado e assistência à saúde mental, por isso seguimos com o mesmo profissionalismo, amor e dedicação que sempre tivemos dentro da Instituição hospitalar”.

    Em caso de dúvidas, o Serviço de Psicologia do HC atende pelos ramais 8251 e 8259 ou pelo telefone (54) 99123-6073.



  • Centro de Diagnóstico por imagem CDI

    CENTRO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - CDI

    Eficiência e Profissionalismo

    O Centro de Diagnóstico por Imagem está estruturado para oferecer serviços diferenciados e eficientes. Ver mais
  • laboratório

    LABORATÓRIO

    Tecnologia de Ponta em Análises

    Nosso laboratório dispõe de modernos recursos tecnológicos e de uma qualificada equipe de profissionais. Ver mais