HC celebra 86 anos reafirmando seu compromisso com a comunidade regional

HC celebra 86 anos reafirmando seu compromisso com a comunidade regional

    O Hospital de Caridade (HC) de Erechim comemorou no domingo, 10 de maio, 86 anos de serviços à comunidade de Erechim e região Norte do Rio Grande do Sul reafirmando o compromisso de bem servir e cuidar de seus pacientes, dos cerca de 500 colaboradores e 240 médicos. 

    O aniversário deste ano, contudo, foi marcado por um novo desafio na trajetória da instituição: a pandemia causada pelo Coronavírus. 

    Para fazer frente às exigências do momento, o HC montou uma estrutura própria para pessoas acometidas com a COVID-19, o que permitiu que os demais serviços seguissem atendendo normalmente, como Pronto-socorro, Centro de Diagnóstico por Imagem, Laboratório de Análises Clínicas, Centro Cirúrgico, Maternidade e demais internações clínicas, que seguem de portas abertas observando protocolos específicos, em consonância com as normativas do Ministério da Saúde a fim de garantir segurança e qualidade aos pacientes.


‘Se você precisar, pode contar com a gente’, destaca presidente

    Conforme o Diretor Presidente do HC, Cláudio Rogério Galli, o Hospital está ao lado da população regional, mantendo presentes os princípios de seus fundadores. “Juntos vamos superar este cenário causado pela COVID-19. Por isso, investimos para garantir que nossos serviços sejam mantidos na integralidade, além da ala COVID-19, tomamos todos os cuidados para preservar o fluxo normal àquelas pessoas que precisarem realizar exames junto ao Centro de Diagnóstico por Imagem ou Laboratório, passer por procedimento cirúrgico, bem como as futuras mães, na Maternidade ou qualquer tipo de internação clínica. Hoje, mais do que nunca, se você precisar, pode contar com o Hospital de Caridade”, resume o presidente.

    Galli também destaca e agradece a solidariedade demonstrada por empresas, instituições e pessoas físicas diante da COVID-19, que realizaram importantes doações de materiais, valores em dinheiro e equipamentos de proteção individual para o HC e até valores em dinheiro, colaborando decisivamente no dia a dia das diversas equipes do hospital.


Atuação social: sempre perto das pessoas

    O HC – reconhecido pela excelência no atendimento em 33 especialidades médicas e pelos investimentos constantes em infraestrutura, tecnologia e qualificação profissional – destaca-se ao longo de sua trajetória pela forma como cuida das pessoas, sejam pacientes de convênios, particulares ou filantropia.

    Em relação à filantropia, a prestação de serviços gratuitos à comunidade carente acontece com atendimentos de internação e ambulatoriais via Termo de Pactuação com a prefeitura de Erechim e outras prefeituras da região. A atuação filantrópica é feita por meio de ações e atividades complementares ao SUS, sem onerar os cofres públicos. Este segmento envolve, também, parcerias com o Hospital Santa Terezinha e a indicação de pacientes vulneráveis feitas por profissionais médicos do corpo clínico, além de palestras, treinamentos e orientações em escolas, associações e entidades beneficentes do Alto Uruguai (Lar da Criança, Apae, Adau, Cecris e outras).

    Outra grande parcela do público atendido pelo HC vem de convênios como IPE (funcionários estaduais - professores, brigadianos e outros), Unimed (maioria trabalhadores das indústrias), Coopusaúde e outros. Do total de atendimentos, cerca de 20% são originários, ainda, de pacientes particulares (sem convênios). 

 

Estrutura física e serviços do HC:

o          Área do terreno: 20.567,25 m²;

o          Área construída: 11.234,23 m²;

o          Nova UTI Adulto (inaugurada em maio/19);

o          Nova UTI Neonatal (obras em fase final);

o          Pronto-Socorro (Ambulatório, Urgência e Emergência) funcionamento 24h;

o          Centro Cirúrgico com cinco salas de cirurgia e sala de recuperação com seis leitos;

o          Centro de Diagnóstico por Imagem (Raio X, Tomografia, Mamografia, Ultrassonografia e Densitometria Óssea);

o          Laboratório de Análises Clínicas.

 

Saiba mais

# Por ser filantrópico e sem fins lucrativos, no HC os membros do Conselho de Administração, Fiscal, Diretoria Executiva, associados efetivos, institucionais e contribuintes, benfeitores ou equivalentes não recebem remuneração, vantagens ou benefícios em função da atividades exercidas atribuídas pelos atos constitutivos.


# O HC aplica suas rendas, recursos e eventual resultado operacional integralmente no território nacional e na manutenção e desenvolvimento dos objetivos institucionais, assim como não distribui resultados, dividendos, bonificações, participações ou parcelas de seu patrimônio, sob nenhuma forma ou pretexto, direta ou indiretamente. As subvenções e doações recebidas são aplicadas nas finalidades vinculadas.



  • Centro de Diagnóstico por imagem CDI

    CENTRO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - CDI

    Eficiência e Profissionalismo

    O Centro de Diagnóstico por Imagem está estruturado para oferecer serviços diferenciados e eficientes. Ver mais
  • laboratório

    LABORATÓRIO

    Tecnologia de Ponta em Análises

    Nosso laboratório dispõe de modernos recursos tecnológicos e de uma qualificada equipe de profissionais. Ver mais