Gestão responsável, mas que preserva a essência do nome ‘Hospital de Caridade’

Em 2019, hospital realizou 6.587 atendimentos a pessoas carentes em seus diferentes serviços

Gestão responsável, mas que preserva a essência do nome ‘Hospital de Caridade’

    Do latim “caritas”, a palavra caridade - que tem seu dia comemorado em 19 de julho - significa amor ao próximo, prática do bem, compaixão. Com o propósito de transformar o conceito em ação, lideranças da comunidade regional fundaram, em 10 de maio de 1934, o Hospital de Caridade de Erechim. Desde então, aos elementos de gestão administrativa, foram incorporados conceitos como solidariedade e cuidado humanizado.

    O presente é prova disso, colocando o HC sempre perto daqueles que precisam.

    Só em 2019, por meio da Assistência Hospitalar Gratuita (filantropia) o hospital realizou 6.587 atendimentos a pessoas carentes em seus diferentes serviços: internações, ambulatório, pronto-socorro, laboratório, cirurgias, centro de diagnóstico por imagens, além de promover cursos, palestras e ações comunitárias. Convênios com entidades beneficentes para atendimento médico e hospitalar gratuito também são mantidos, a exemplo das parcerias com o Lar da Criança, Lar dos Velhinhos, Cecris, Adau, Madre Alix, Aquarela Pró-Autista e Centro Educacional Santo Agostinho.

    Em termos financeiros, quase R$ 10,5 milhões foram destinados à filantropia no ano que passou, representando 24,2% do orçamento da instituição.

    Para o diretor presidente, Claúdio Rogério Galli, o nome ‘Caridade’ não foi escolhido em vão pelos pioneiros. “A solidariedade e a humanidade demonstradas há 86 anos seguem conosco até hoje. Se é certo que temos que fazer gestão para mantermos a instituição sustentável - oferecendo excelência em nossas mais de 30 especialidades -, é determinante que façamos a administração respaldada pelos princípios e valores que nos antecederam’, destaca.


Você sabia?

# Além do atendimento filantrópico, outra grande parcela do público atendido pelo HC vem de convênios como IPE (funcionários estaduais - professores, brigadianos e outros), Unimed (a maioria trabalhadores das indústrias, via planos empresarias), Coopusaúde e dezenas de outros. Do total de atendimentos realizados, cerca de 20% são originários, ainda, de pacientes particulares (sem convênios). 



  • Centro de Diagnóstico por imagem CDI

    CENTRO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - CDI

    Eficiência e Profissionalismo

    O Centro de Diagnóstico por Imagem está estruturado para oferecer serviços diferenciados e eficientes. Ver mais
  • laboratório

    LABORATÓRIO

    Tecnologia de Ponta em Análises

    Nosso laboratório dispõe de modernos recursos tecnológicos e de uma qualificada equipe de profissionais. Ver mais