Segurança do Paciente

Para o Hospital de Caridade de Erechim, assegurar a sua Missão de “Oferecer soluções de saúde à comunidade, com qualidade em serviços através de humanização, hotelaria diferenciada, competência profissional e tecnologia atualizada, sempre a serviço da vida”, significa também realizar atendimentos com foco contínuo na segurança do paciente, visitantes e colaboradores.


A Segurança do Paciente também está presente nos Valores da instituição:

Segurança do Paciente: Focamos na segurança dos pacientes e colocamos a vida em primeiro lugar.  Compreendemos a segurança em sua totalidade e praticamos os seus princípios em tudo que fazemos.

 

A atuação voltada à segurança do paciente é conduzida por comissões, comitês e departamentos, sendo estes o Comitê de Qualidade e Segurança, NSP – Núcleo de Segurança do Paciente, e o Departamento de Qualidade e Segurança.


A coordenação geral das atividades é realizada pelo Comitê de Qualidade e Segurança, com operacionalização das ações através do Departamento de Qualidade e Segurança.


Já o NSP, por sua vez, atua como órgão assessor da Administração e Direção Técnica Médica, os quais deverão homologar todos os seus atos formais: pareceres, resoluções, normas, protocolos, procedimentos, entre outros, para fins de divulgação e implantação. Tem como objetivo instituir ações para a promoção da segurança do paciente e a melhoria da qualidade nos serviços de saúde.


Dentre as principais atividades voltadas à segurança do paciente, podem ser relacionadas:

             

·   Elaboração, execução e acompanhamento do Plano de Segurança do Paciente – PSP

·   Promoção e desenvolvimento de ações para melhoria da segurança do paciente;

                    ·   Identificação da existência de não conformidades nos processos;

                    ·   Implementação de protocolos e metas internacionais de segurança paciente;

                    ·   Gerenciamento das notificações de segurança;

                    ·   Emissão das notificações pertinentes ao sistema Notivisa;

                    ·   Capacitação e treinamentos para as equipes;

                    ·   Construção de uma cultura voltada à segurança.


A integração de diferentes equipes que atuam no Hospital, aliada a uma cultura organizacional focada em segurança assistencial e satisfação do cliente, proporcionam melhoria contínua da segurança e da qualidade dos serviços hospitalares.

 

Conheça as 06 Metas Internacionais de Segurança:

 

1)       Identificar os pacientes corretamente;

2)       Melhorar a efetividade da comunicação entre os profissionais;

3)       Melhorar a segurança de medicações de alta vigilância;

4)       Assegurar cirurgia com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto;

5)       Reduzir o risco de infecções associadas aos cuidados de saúde por meio da higienização das mãos;

6)       Reduzir o risco de lesão aos pacientes decorrentes de quedas.

 


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