11.11.2022

Técnicas de higienização e curativos com alta tecnologia aceleram recuperação de paciente

Depois de buscar alternativas por cinco anos, paciente encontrou a solução para suas lesões de pele em 10 meses, com o auxílio do Ambulatório de Cuidados com a Pele do HC.

Cinco anos depois do surgimento da primeira lesão na pele em decorrência de uma úlcera venosa, José Calegari buscou o Ambulatório de Cuidados com a Pele do Hospital de Caridade de Erechim. Em decorrência de uma insuficiência venosa que levava ao acúmulo de sangue e o rompimento das veias, ele relatava o surgimento e a progressão de pequenas lesões, que com o passar do tempo causavam dores crônicas e outras preocupações.

“O Hospital de Caridade era a minha tentativa de melhora, porque as feridas estavam aumentando e não cicatrizavam e eu já pensava que teria que amputar a perna”, relatou o paciente, que já havia recorrido a diversos tratamentos e encontrou o ACP do HC por indicação de amigos.

Resgatando a esperança 

A Enfermeira responsável pelo ambulatório, Solange Sobbis de Pruência, lembra que José Calegari, aos poucos, foi confiando no serviço e resgatando a esperança de solucionar o problema. “Logo no princípio, entendemos que seria necessário o acompanhamento de um médico vascular, então contamos com o auxílio do médico Paulo Cesar Rodrigues Martins, que trabalhou em conjunto no tratamento. Ao mesmo tempo, partimos para a aplicação de diferentes procedimentos assépticos de curativos até as coberturas específicas que auxiliaram no processo de cicatrização” lembrou.

Uma das técnicas utilizadas foi o uso de curativos antimicrobianos impregnados com prata, que proporcionam excelentes resultados para lesões como a de José, já que absorvem as secreções, auxiliam a minimizar infecções cruzadas e promovem a quebra do biofilme, acelerando assim o processo de cicatrização. “Além dos curativos e dos medicamentos, também utilizamos meias elásticas compressivas que ajudaram a melhorar a circulação do sangue no local, reduzindo ainda mais o tempo de tratamento” enfatizou Solange.

Viver a vida como antes

O que antes parecia não ter uma solução, aos poucos foi devolvendo o sorriso para Calegari e família. Em 10 meses, todas as lesões já estavam fechadas e ele já não sentia mais as dores em decorrência das úlceras venosas.

“Eu já nem lembrava mais como era viver sem essa preocupação e hoje eu posso viver a minha vida como antes. Sou muito agradecido ao Hospital de Caridade e à equipe que cuidou de mim”, declarou José, que agora já faz planos para aproveitar o fim de ano junto aos filhos, netos e o primeiro bisneto, que nasce em janeiro.