30.06.2023

Preservação ambiental em destaque: Hospital de Caridade de Erechim une colaboradores em ação de conscientização

No último dia 27 de junho, funcionários do Hospital de Caridade de Erechim (HC) uniram esforços para promover a conscientização da importância da preservação ambiental. Em uma atividade alusiva ao mês do meio ambiente, eles realizaram uma visita ao Parque Natural Municipal Longines Malinowski, área de aproximadamente 24 hectares que preserva um fragmento do bioma Mata Atlântica no coração da cidade de Erechim. A ação teve como objetivo estimular a conexão com a natureza e destacar a necessidade de proteger e conservar nossos recursos naturais.

Durante a visita, os participantes percorreram a trilha das Araucárias, uma experiência que permitiu a todos desfrutar da natureza e conhecer diversas espécies de fauna e flora características da região do Alto Uruguai.

Angélica Moron, Supervisora de Gestão de Pessoas no HC, revela que “participar da visita ao Parque Natural Municipal Longines Malinowski foi uma experiência muito enriquecedora. Considero importante termos esse contato para refletirmos sobre as nossas atitudes e ações em relação ao meio ambiente e entender que é nossa responsabilidade preservarmos para que as gerações futuras também possam usufruir desses benefícios.”

Como um gesto simbólico para reafirmar o compromisso com o meio ambiente, todos os participantes plantaram uma muda de árvore frutífera nativa nas dependências do HC. Essa ação representa a importância de cuidar do meio ambiente e valorizar a natureza no nosso dia a dia. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de levar uma muda de árvore para plantar em suas residências, incentivando o cultivo de árvores junto aos seus familiares.

Práticas sustentáveis

O Hospital de Caridade de Erechim tem se empenhado em adotar práticas sustentáveis e reduzir o impacto ambiental de suas atividades. Com um compromisso firme em cuidar do meio ambiente, a instituição tem implementado ações significativas ao longo dos últimos anos.

Uma das iniciativas mais importantes neste sentido é o cuidado com a gestão dos resíduos gerados. Reconhecendo a importância desse aspecto, a instituição mantém um rigoroso sistema de coleta seletiva e destinação adequada dos resíduos gerados nas suas atividades. Essa prática contribui para a redução dos impactos ambientais, além de promover a segurança dos profissionais de saúde, pacientes e colaboradores.

Nesse sentido, desde 2019, o hospital instalou duas usinas de energia fotovoltaicas como uma alternativa sustentável de geração de energia. A iniciativa tem contribuído para a redução das emissões de gases de efeito estufa, evitando a liberação de toneladas de gás carbônico na atmosfera. Os dados registrados até o momento mostram que as usinas já produziram 436.841 kW de energia limpa. Essa quantidade de energia gerada é equivalente ao necessário para abastecer 23.131 mil geladeiras ou fornecer energia para aproximadamente 358.000 banhos.

O HC segue empenhado em adotar medidas sustentáveis e promover a preservação do meio ambiente. A instituição reconhece que cada pequena ação conta e está comprometida em fazer a diferença, contribuindo para um futuro mais sustentável, buscando maneiras de aprimorar suas práticas e reduzir seu impacto ambiental, assumindo sua responsabilidade em cuidar do planeta para as gerações futuras.