01.12.2022

Novembro Azul: HC oferece 40 exames e consultas gratuitas

Com o objetivo de conscientizar a população em relação à detecção precoce do câncer de próstata e liberar um acesso simplificado aos exames de toque e PSA (Antígeno Prostático Específico), o Hospital de Caridade de Erechim realizou 40 exames e consultas gratuitas entre os dias 22 e 23 de novembro. 

A ação alusiva ao Novembro Azul contou com a parceria dos médicos Aldo Paza Jr, Clóvis Klock, Henrique Nonemacher e Luciano Corradi responsáveis pelas consultas, biópsias e análises, conforme necessidade,  com o suporte do Centro de Diagnósticos por Imagem (CDI), Laboratório de Análises Clínicas do HC e do Laboratório Medicina Diagnóstica e Clinica Kozma

 

14ª edição

Conforme o diretor presidente do HC, Cláudio Rogério Galli, a tradicional ação, que chegou em 2022 à 14ª edição, reforça o caráter filantrópico da instituição, o envolvimento com a comunidade e chama a atenção quanto à necessidade de conscientização da doença, que é a segunda causa de mortes entre os homens no país.

O raciocínio é complementado pelos médicos Henrique Nonemacher e Luciano Corradi. Enquanto Nonemacher destaca a importância de uma vida regrada, com dieta balanceada, exercícios regulares e consumo moderado de álcool, frisando que o diagnóstico precoce oferece chance de cura total de 90%, Corradi lembra que coube ao Caridade dar o “ponta pé inicial” para chamar atenção ao autocuidado masculino e prevenção ao câncer de próstata. “Tenho o prazer de participar desta iniciativa desde sua primeira edição. Nesse tempo, a cultura da prevenção amadureceu. O que antes era visto com muitos tabus hoje é encarado com responsabilidade e naturalidade”, diz o médico.

Por sua vez, Aldo Paza Jr observa que a parceria histórica entre o HC e a Clínica Kozma, viabilizando exames de imagem cada vez mais avançados, tem sido determinante para o diagnóstico correto, sendo que a realização dos exames e consultas gratuitas durante o Novembro Azul oferece oportunidades a diferentes públicos.

Seguindo na linha da prevenção, Clóvis Klock, ao reconhecer o papel do Hospital de Caridade, alerta para o fato de que a presente ação ganha ainda mais relevo diante de um cenário marcado por atrasos nos diagnósticos – consequência da pandemia de covid-19. Para Klock, é vital que as pessoas realizem seus exames o quanto antes, a fim de minimizarem as consequências.

Novembro Azul Hospital de Caridade de Erechim