13.03.2024

HOSPITAL DE CARIDADE DE ERECHIM SEDIA PRÉ JORNADA DO EVENTO JORNADA MÉDICA INTERNACIONAL

    Erechim sediará a Jornada Médica Internacional, que proporcionará uma visão abrangente das mudanças atuais e futuras na medicina, honrando também o legado do passado e seu espírito inovador. O evento, intitulado Jornada Médica Internacional em Memória do Pioneiro Hospital Israelita Leonardo Cohen, ocorrerá em nossa cidade, Erechim, localizada no Rio Grande do Sul, na região do Alto Uruguai, entre as belas coxilhas gaúchas. Contaremos com palestrantes dos Estados Unidos, Israel, São Paulo, Paraná e RS.

    Hoje, tivemos o prazer de receber respeitados profissionais da área de Nefrologia para atividades prévias à jornada internacional, em parceria com a Faculdade de Medicina da URI Campus de Erechim. O evento foi coordenado pelo  Professor Dr. Paulo Dall’Agnol, nosso Diretor Técnico, com o apoio da Dra. Carla Oldra, intensivista da UTI do HC. Expressamos nossa gratidão aos médicos e à coordenação da faculdade por nos permitir sediar o módulo de nefrologia em nossa instituição.

    Para enriquecer ainda mais o evento, contamos com a participação do Dr. Davi Saitovich, renomado nefrologista de Porto Alegre e chefe da especialidade no Hospital Moinhos de Vento, que gentilmente se uniu a nós e compartilhou a sua experiência na discussão do caso clínico.

    Durante o evento, foi apresentado e discutido um caso clínico singular envolvendo uma paciente de 72 anos, cuja jornada de 74 dias de internação resultou em sua completa recuperação, graças aos esforços multidisciplinares das equipes envolvidas. A apresentação foi dividida em duas partes: a exposição detalhada do caso clínico seguida por sua discussão e uma revisão da literatura sobre o tema. Estamos honrados em contar com duas dedicadas acadêmicas de medicina que conduziram essa parte essencial do evento, a Vanessa Valentini e a Beatriz Tonini.

   Amanhã, 14 de março, no Centro Cultural 25 de Julho, teremos palestras e debates sobre mudanças e avanços na medicina e saúde pública. A arrecadação do evento será destinada à reforma do antigo prédio do Hospital Israelita Leonardo Cohen, em Quatro Irmãos/RS, que existe desde 1929.

O Hospital de Caridade de Erechim tem o prazer de ter participado desta jornada!