06.06.2023

Hospital de Caridade de Erechim realiza Craniotomia Acordada com uso de aspirador ultrassônico

Cirurgia acordada: a humanização e a tecnologia se unem promovendo interação entre paciente e equipe médica durante a cirurgia

 

O Hospital de Caridade de Erechim celebrou um marco importante no campo da neurocirurgia ao realizar uma Craniotomia Acordada com o uso de um aspirador ultrassônico. A cirurgia, conduzida pelos neurocirurgiões Rafael Badalotti e Diego D’Agostini, com a assistência do médico anestesiologista Felipe Scalon, ocorreu em 5 de junho de 2023.

A Craniotomia Acordada é um procedimento neurocirúrgico que permite ao paciente permanecer acordado durante a intervenção, estabelecendo uma comunicação direta e constante com a equipe médica. Essa técnica é especialmente indicada em casos de tumores cerebrais localizados próximos a áreas vitais do cérebro, como aquelas responsáveis pela fala, visão e movimentos. Ao manter o paciente acordado, os médicos podem monitorar suas respostas e minimizar os riscos de danos a essas funções essenciais.

Durante a cirurgia, a equipe adotou uma abordagem cuidadosa e humanizada, conversando com o paciente sobre temas diversos, como suas experiências de vida, hobbies e interesses pessoais. Além disso, eles apresentaram figuras e palavras, solicitando que ele descrevesse o que estava visualizando, assim como solicitaram que o mesmo movimentasse seus membros. Ao conversar sobre assuntos diversos, os cirurgiões conseguem verificar precisamente, ainda durante o procedimento, se as áreas do cérebro responsáveis pela linguagem, compreensão, memória e outras funções estão sendo afetadas, evitando possíveis danos.

Segundo Rafael Badalotti, um dos neurocirurgiões responsáveis pela operação, "a Craniotomia Acordada representa um avanço significativo no tratamento de tumores cerebrais complexos. Através da interação com o paciente durante a cirurgia, podemos mapear com precisão as áreas críticas do cérebro e preservar funções vitais, retirando o tumor muitas vezes completamente, garantindo melhores resultados e qualidade de vida no pós-operatório".

Badalotti ainda afirma que a utilização do aspirador ultrassônico demonstra um recurso de alta complexidade oferecido pelo Hospital de Caridade de Erechim. Além de promover remoções cirúrgicas precisas, o uso deste instrumento possibilita a preservação dos tecidos saudáveis, minimizando o impacto nos vasos sanguíneos e nervos adjacentes e os efeitos adversos da cirurgia, promovendo uma rápida recuperação.

A realização da Craniotomia Acordada com aspirador ultrassônico no Hospital de Caridade de Erechim é um exemplo dos avanços que podem ser alcançados quando a medicina se une à humanização no cuidado com o paciente e reforça o compromisso da instituição em oferecer o que há de melhor à comunidade local. Essa conquista representa um marco na história da neurocirurgia no HC e traz ainda mais esperança para aqueles que enfrentam desafios relacionados a tumores cerebrais.

Durante a operação também fizeram parte da equipe as técnicas em enfermagem do HC, Cibeli Mezalira e Denise Pierosan Poloni, que acompanharam todo o processo com dedicação e profissionalismo, garantindo o bem-estar e o suporte necessário ao paciente durante a cirurgia.