30.10.2022

HC sedia curso sobre desbridamento de lesões de pele

A atividade buscou o aprofundamento de técnicas específicas na remoção de tecidos necrosados, favorecendo o processo de cicatrização dos pacientes com lesões de pele.

Em parceria com a empresa Samyras Equipamentos Médicos, o Hospital de Caridade de Erechim, por meio de seu Ambulatório de Cuidados com a Pele, promoveu na quarta-feira, 25 de outubro, o curso de desbridamento de lesões de pele com foco nas diferentes técnicas existentes.

Conforme a enfermeira Viviane Paz Borges, responsável por ministrar a atividade, desbridar significa remover os tecidos desvitalizados (necrosados) por meio de técnicas específicas. “O curso buscou capacitar os profissionais da enfermagem a fim de que eles estejam aptos a escolher o método adequado, visando a remover o tecido necrosado e a exposição do tecido saudável, com o intuito de favorecer a cicatrização”, resumiu.

Hospital de Caridade de Erechim sedia curso de desbridamento de lesões de pele

Necrose de coagulação

Além de uma detalhada explicação a respeito de como identificar e avaliar as lesões em geral, Viviane Paz Borges também pontuou como deve se dar o manejo da necrose de coagulação (escara), uma das lesões mais comuns encontradas nos ambulatórios.

 Envolvendo abordagem teórica e prática, o curso reuniu 36 participantes, entre os quais o grupo de Enfermeiros do HC, Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim, Hospital da Unimed Erechim, Prefeitura  Municipal de Erechim (representada pelo Ambulatório de Feridas Crônicas e UBSs municipais) e Professores Enfermeiros da Universidade Regional Integrada da URI-Campus de Erechim.

Hospital de Caridade de Erechim sedia curso sobre desbridamento de lesões de pele