02.02.2023

Fisioterapeutas do HC participam de curso sobre ventilação mecânica

Nos dias 28 e 29 de janeiro, os profissionais do serviço de Fisioterapia do Hospital de Caridade de Erechim participaram de um curso de Ventilação Mecânica ministrado pelo Mestre em Pneumologia e Especialista em Fisioterapia Intensiva, Ângelo Roncalli

O treinamento teve como objetivo capacitar os profissionais para a adequada condução e o manejo da ventilação mecânica em pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva. Foram abordados desde princípios básicos, até aplicações mais complexas da ventilação mecânica, bem como o processo de desmame e avaliações técnicas sobre o processo.

Foto: Gabriele Costa/Unimed Erechim.
Mestre em Pneumologia e Especialista em Fisioterapia Intensiva, Ângelo Roncalli, uma das referências sobre o tema no Brasil

O Coordenador dos Serviços de Fisioterapia do HC, Diogo Tapia, ressalta que “durante a pandemia da Covid-19, tivemos um aumento considerável em pacientes com insuficiência respiratória, aumentando também a necessidade do uso dos respiradores. Com isso, a demanda por profissionais fisioterapeutas capacitados para gerenciar e proporcionar aos pacientes um suporte ventilatório adequado também aumentou”.

Diogo reafirma que a participação no treinamento proporcionará um tratamento mantendo a qualidade e aumentando os benefícios aos pacientes, minimizando as sequelas e riscos de lesões pulmonares em decorrência da ventilação mecânica.

A realização do curso foi uma parceria entre o Hospital de Caridade de Erechim, Unimed Erechim, Secretaria Municipal de Saúde, URI e Fundação Hospitalar Santa Terezinha.

Fotos: Gabriele Costa - Unimed Erechim