Hospital de Caridade de Erechim

Quer derrotar o ‘mau’ colesterol? Aposte em alimentação equilibrada e exercícios regulares

Quer derrotar o ‘mau’ colesterol? Aposte em alimentação equilibrada e exercícios regulares

Algumas doenças silenciosas podem trazer grandes perigos para a saúde. Uma delas, o ‘mau’ colesterol tem uma data específica de conscientização: 8 de agosto – dia voltado à  discussão e prevenção desta que é uma das principais causas de doenças cardiovasculares.

Conforme o cardiologista, Milton Serpa, o chamado ‘colesterol alto’ é importante fator de risco para aterosclerose, particularmente a doença coronariana, que se manifesta com a angina de peito e o infarto do miocárdio.


Nível ideal varia de pessoa para pessoa

Quando se faz a dosagem do colesterol e suas frações, a avaliação do resultado é feita pelo médico de acordo com outros fatores de risco apresentados pelo paciente, explica Serpa – que além de atuar no Hospital de Caridade de Erechim é sócio da Angiocenter. Desta forma, reforça o cardiologista, a presença de sedentarismo, obesidade, diabetes, hipertensão arterial, hábito de fumar e história familiar de infarto devem ser consideradas quando se determina o nível ideal de colesterol para cada paciente.

Segundo ele, o ideal é que se mantenha um estilo de vida ativo e dieta com baixa ingestão de gordura saturada.

 

Importância do colesterol

O colesterol desempenha diversas funções essenciais à saúde. É componente estrutural das membranas celulares; precursor da Vitamina D; e importante para o bom funcionamento cerebral e cognitivo. Atua na produção dos ácidos e sais biliares, sendo necessário para a produção de hormônios, entre eles testosterona, estrógeno e cortisol. Há, porém, diferentes tipos de colesterol – o ‘mau’ e o ‘bom’.

 

Tipos de colesterol

LDL (‘mau colesterol): Lipoproteinas de Baixa Densidade (LDL-c) – responsáveis pelo transporte de colesterol, produzido pelo fígado, para as células, onde serão utilizadas. Se existir excesso de LDL-c na circulação, sem aproveitamento pelas células, aumenta o risco de aterosclerose (entupimento das artérias pela gordura). Sem aproveitamento pelas células o LDL-c fica suscetível a glicação e oxidação e isso é prejudicial ao organismo (ambos ocorrem não por ingestão de colesterol pela dieta, mas sim por hiperglicemia sanguínea e formação excessiva de radicais livres, o que pode representar problema).

HDL (‘bom’ colesterol): Lipoproteinas de Alta Densidade (HDL-c) – responsáveis por retirarem o excesso de colesterol da circulação, levando de volta para o fígado. Por tal eficiência ele é considerado como "bom" colesterol. A função do HDL-c é carregar o colesterol de outras partes do corpo de volta para o fígado. O fígado, então, vai remover essa gordura do organismo, que pode excretar ou reutilizar estas HDL-c.

Colesterol Total: é a análise total do colesterol no corpo, sem considerar as frações.

 

Prevenção, o melhor remédio

A prevenção ainda é o melhor remédio. Uma alimentação errada, ao longo da vida, pode levar a pessoa a construir a sua própria doença.  A nossa saúde, destaca a nutricionista do HC, Ananda Luiza Caramalak, depende muito mais do que comemos e do nosso estilo de vida do que somente da nossa herança genética. “Enquanto a prática de exercícios é fundamental, não se pode, ao mesmo tempo, deixar de incluir no dia a dia, verduras e legumes variados, além de frutas e ervas todos ricos em vitaminas, minerais, fitoquímicos e fibras que são fundamentais, assim como, incluir carnes magras, peixes ricos em ômega 3, azeite de oliva extravirgem com baixa acidez”, pontua. 



  • Centro de Diagnóstico por imagem CDI

    CENTRO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - CDI

    Eficiência e Profissionalismo

    O Centro de Diagnóstico por Imagem está estruturado para oferecer serviços diferenciados e eficientes. Ver mais
  • laboratório

    LABORATÓRIO

    Tecnologia de Ponta em Análises

    Nosso laboratório dispõe de modernos recursos tecnológicos e de uma qualificada equipe de profissionais. Ver mais
  • chek-up - exames laboratoriais

    CHECK-UP

    Avaliação de saúde

    A avaliação sistemática e periódica das condições de saúde é aspecto fundamental para melhorar sua qualidade de vida. Ver mais