Obrigado, Waldecir

Obrigado, Waldecir

    Tudo transcorria normalmente na vida do servidor público federal Waldecir Dysarz até que, em meados de 2015, ele começou a perceber que não tinha a mesma força nos braços.

    Na época, Waldecir trabalhava em Passo Fundo, onde realizou exames e atendimento médico inicial – tendo sido diagnosticado com a Síndrome de Chiari Tipo 1, associada à Siringomielia.

    Em maio de 2016, foi submetido à cirurgia para descompressão do crânio-cervical. Quase um ano depois, em fevereiro de 2017, foi necessária a reabordagem da cirurgia.

    Apesar de realizar sessões contínuas de fisioterapia no pós-operatório, a piora dos movimentos dos membros superiores e inferiores era visível e rápida.

    A realização de uma eletroneuromiografia, em junho de 2017, sugere um novo e preocupante diagnóstico: esclerose lateral amiotrófica (ELA) – confirmada em agosto do mesmo ano, com a repetição do exame.

    A família, então, foi pega de surpresa e ficou assustada. Pouco se sabia da doença, a mesma que causou a morte do físico Stephen Hawking – diagnosticado com ELA aos 21 anos e que morreu em março de 2018, aos 76 anos. 

    Todavia, aos Dysarz não houve tempo para ‘entender’ a doença, pois no final de agosto de 2017 Waldecir teve que ser internado num hospital em Passo Fundo devido a complicações respiratórias secundárias causadas pela evolução da ELA.

    Sem condições de manter as funções da musculatura respiratória, foi submetido à ventilação mecânica invasiva e, após determinado período, à traqueostomia – passando a depender de ventilação mecânica, o que obrigou-o a permanecer no hospital. Sem força para deglutir alimentos, passou, também, a se alimentar exclusivamente por gastrostomia (sonda).

    Diante do quadro clínico, a família buscou alternativas para transferir Waldecir a Erechim, mais especificamente para o Hospital de Caridade. 

    O pneumologista Leandro Gritti aceitou assumir o caso. Também foram feitos contatos com a direção e gerência assistencial, que colocaram a casa de saúde à disposição.

    A transferência para o HC aconteceu em 7 de fevereiro de 2018, utilizando UTI Móvel. 

    Acomodado na Unidade A, quarto 101, Waldecir, de 54 aos, foi atendido por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e técnicas de enfermagem, que com seu trabalho eficiente e humano não mediram esforços para o bem estar de Waldecir.

    O apoio dos familiares, amigos e a presença constante da equipe de Pastoral do HC, trazendo palavras de fé e esperança, foram e seguem sendo fundamentais para o enfrentamento da doença.

    O atendimento humanizado do HC, conta a família, foi um diferencial muito positivo – contribuindo para evolução significativa do quadro, embora siga muito delicado. 

    Depois de um total de 10 meses de internação hospitalar (sendo quase metade deste tempo no HC), Waldecir foi para casa no fim de junho – onde seguirá recebendo tratamento, chamado de ‘homecare’.

    Neste breve relato, escrito de punho por familiares de Waldecir Dyzars – e aqui reproduzido -, fica o agradecimento do HC a este fantástico ser humano e a seus familiares, que nos encantaram a todos. Foi uma honra desempenhar nosso papel da melhor maneira possível, com respeito, cuidado e carinho. Siga firme, siga forte, Waldecir – e conte conosco.

A ELA

    A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é resultado de uma degeneração progressiva de neurônios, em especial dos que controlam as atividades motoras do corpo (eles vão do cérebro até a medula espinhal). Daí porque um dos seus primeiros sintomas é a perda de força e o endurecimento dos membros.

    Não se sabe ao certo o que dispara o problema, mas de 5 a 10% dos casos têm origem hereditária – ou seja, você herda o defeito de um dos pais. A esclerose lateral amiotrófica (também conhecida como Doença de Lou Gehrig ou de Charcot) é considerada uma enfermidade rara. A incidência no Brasil é desconhecida, mas, nos Estados Unidos, há entre 14 e 15 mil portadores. Não há uma forma conhecida de se prevenir.



  • Centro de Diagnóstico por imagem CDI

    CENTRO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - CDI

    Eficiência e Profissionalismo

    O Centro de Diagnóstico por Imagem está estruturado para oferecer serviços diferenciados e eficientes. Ver mais
  • laboratório

    LABORATÓRIO

    Tecnologia de Ponta em Análises

    Nosso laboratório dispõe de modernos recursos tecnológicos e de uma qualificada equipe de profissionais. Ver mais
  • chek-up - exames laboratoriais

    CHECK-UP

    Avaliação de saúde

    A avaliação sistemática e periódica das condições de saúde é aspecto fundamental para melhorar sua qualidade de vida. Ver mais