Mais de quatro décadas de pioneirismo

Mais de quatro décadas de pioneirismo

    A anestesia, como a conhecemos, é uma aquisição recente na história da humanidade. Em tempos não muito distantes, gelo ou neve para congelar a região a ser operada, embriagar o paciente e até mesmo a hipnose foram recursos usados para aliviar a dor.

    Felizmente, isto mudou. 

    Há mais de quatro décadas, Erechim é palco destas mudanças. Mais do que isso: é berço de avanços pioneiros em diversas áreas – boa parte deles trazidos pelo anestesiologista, Aldo Peixoto, que tem no currículo 35 mil anestesias realizadas em 45 anos de atividade médica.

    Exemplo deste pioneirismo é o Departamento de Anestesiologia do HC, que criou em caráter inédito no país, sob a supervisão de Peixoto, um Ambulatório de Avaliação Pré-Anestésica, no longínquo abril de 1988. Algo que, mesmo nos dias atuais, não é oferecido em muitos serviços de anestesia (restando ao paciente a realização de avaliações após a internação).


Renovação tecnológica e educação médica continuada

    A Clínica de Anestesia e Dor Ltda de Erechim (CAD), que atua no Hospital de Caridade, conta com oito profissionais responsáveis por promover investimentos constantes em equipamentos (adquirindo periodicamente o que há de mais moderno em termos mundiais), além do cuidado com a educação médica. Segundo a equipe, o compromisso é com a segurança do paciente e a excelência do serviço.

    Há quase 20 anos a empresa utiliza como rotina uma das técnicas mais modernas de anestesia geral: a Anestesia Venosa Total Alvo Controlada, que só pode ser realizada com bombas modernas de alta precisão. Assim como a avaliação pré-anestésica, a técnica foi introduzida por Aldo Peixoto em caráter pioneiro no Rio Grande do Sul.

    Há cerca de 15 anos a CAD emprega monitores de consciência para os pacientes sob anestesia geral, procedimento padrão em menos de 10% dos serviços de anestesia do país.

    Para reforçar o caráter precursor, o serviço oferecido no HC pela CAD executa há mais de 7 anos os chamados ‘bloqueios regionais com ultrassonografia’, recurso pouco utilizado nos demais serviços. O tratamento da dor no pós-operatório também se destaca no dia-a-dia do serviço, facilitando a recuperação do paciente.

    Todavia, não basta contar com os mais avançados aparelhos sem o domínio da tecnologia e o conhecimento necessário. Justamente por isso, a CAD realiza quinzenalmente reuniões de educação médica continuada, abordando os temas publicados nos principais jornais/revistas de anestesiologia do planeta. A ideia é fazer com que tais discussões, somadas a participações dos associados em congressos, jornadas e simpósios mundo a fora, mantenha a equipe atualizada. Afinal, o desafio é seguir à frente do seu tempo.

    Para quem tem a inovação no DNA, o futuro, ao invés de assustar, serve como estímulo. Erechim e região agradecem. 


Conheça os médicos da CAD

- Aldo José Peixoto; - Marco Aurélio Velho Barros; - Luiz Felipe Barreneche Leães; - Miguel Fernando Celich; - Luciano Zardo; - Fernanda Cristina Ilha Algarve; - André Rigo; - André Keng Wei Hsu



  • Centro de Diagnóstico por imagem CDI

    CENTRO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - CDI

    Eficiência e Profissionalismo

    O Centro de Diagnóstico por Imagem está estruturado para oferecer serviços diferenciados e eficientes. Ver mais
  • laboratório

    LABORATÓRIO

    Tecnologia de Ponta em Análises

    Nosso laboratório dispõe de modernos recursos tecnológicos e de uma qualificada equipe de profissionais. Ver mais
  • chek-up - exames laboratoriais

    CHECK-UP

    Avaliação de saúde

    A avaliação sistemática e periódica das condições de saúde é aspecto fundamental para melhorar sua qualidade de vida. Ver mais