Hospital de Caridade realiza ações para marcar o Dia Mundial da Nutrição

Hospital de Caridade realiza ações para marcar  o Dia Mundial da Nutrição

        Para marcar a passagem do Dia Mundial da Nutrição – 31 de março – e a Semana da Saúde e Nutrição – de 26 a 30 de março –, o HC desenvolveu, durante a semana, diversas ações para lembrar a todos que uma boa alimentação traz grandes benefícios para a saúde. 

        Uma delas foi a distribuição de fôlderes para os visitantes e pacientes do Hospital, com dicas para uma alimentação adequada e saudável. Outra, uma inovação: a criação de um cardápio fit para funcionários e visitantes que utilizam a lanchonete do HC, com informação nutricional de cada ingrediente, assim como o benefício de cada alimento.

As reservas para as refeições fit foram feitas no dia anterior. Junto com os alimentos foi entregue o cardápio com as quantidades e as calorias de cada porção, assim como o total. O prato consistiu em entrada, prato principal e sobremesa, com variedade de alimentos. A proposta foi mostrar que, além de tornar a refeição mais diversificada e saborosa, essa alimentação melhora a imunidade e a qualidade do sono, previne doenças, retarda o envelhecimento e combate o sobrepeso.

 

DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Coma devagar, mastigando bem os alimentos. 

Fracione sua dieta. Procure alimentar-se em pequenas quantidades, com frequência de 5 a 6 vezes ao dia. 

Procure ingerir de 8 a 10 copos (200 ml cada) de água por dia, porém evite o hábito de ingerir água e outros líquidos durante as refeições. 

Evite o excesso de gorduras. 

Reduza o consumo de carnes vermelhas, substituindo-as pelas brancas, como frango e peixes. 

Evite alimentos com “calorias vazias”, como refrigerantes, frituras, doces em geral, biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, alimentos pré-prontos, enlatados (milho, ervilha, pepino, palmito, azeitona…) e embutidos. 

Ingira verduras e legumes no almoço e jantar. 

Coma pelo menos três frutas diferentes por dia, sendo uma cítrica (laranja, abacaxi, morango, maracujá...), pois são riquíssimas em vitamina C, que é antioxidante. 

Inclua termogênicos na sua alimentação. O gengibre, a canela, a pimenta vermelha e o chá verde ajudam a acelerar o metabolismo e, junto com uma dieta saudável, podem auxiliar na queima de gordura corporal. 

Consuma alimentos integrais, como arroz integral, panificados integrais, macarrão integral, sementes (aveia, granola, linhaça, chia, gergelim), entre outros. 

Evite sal em excesso, pois ele está presente naturalmente nos alimentos. Prefira temperos naturais (como salsa, cebola, manjericão, alecrim etc). 

Evite açúcares em excesso. 

Realize atividade física regularmente; ela auxilia no controle do peso, da pressão arterial e dos níveis de açúcar no sangue, diminui o estresse e aumenta as taxas de colesterol bom (HDL). 



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