HC adota protocolo internacional para atender a pacientes com AVC

HC adota protocolo internacional para atender a pacientes com AVC

    O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das maiores causas de morte e incapacidade adquirida no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, estatísticas brasileiras indicam que ele é a causa mais frequente de óbito na população adulta (10% do total). 

    Com o propósito de reduzir sequelas e salvar vidas a partir da padronização do atendimento a pacientes com indicativo de AVC, o Hospital de Caridade (HC) de Erechim está adotando protocolo reconhecido internacionalmente para atender a vítimas da doença. 

    O primeiro passo é a capacitação de todos os profissionais do hospital numa parceria com o Laboratório Boehringer Ingelheim, conforme explica a gerente assistencial do HC, Taís Neis. “Identificamos uma demanda de casos que é constante e preocupa, o que nos fez buscar soluções. Assim, no mês de junho, iniciaremos a capacitação das equipes o que permitirá, logo em seguida, a implantação dos novos processos”, observa Taís.

    Conforme o neurocirurgião Rafael Badalotti – figura importante na implantação do protocolo, o AVC é uma doença tempo-dependente, ou seja, quanto mais rápido o tratamento, maior a chance de recuperação completa. 

    “O projeto Engels, ao qual o HC aderiu para implantação do protocolo, visa preparar hospitais selecionados para que tenham a capacidade de atender de maneira padronizada seguindo critérios de excelência a fim de reverter o déficit e promover a recuperação funcional do paciente”, destaca. Segundo ele, do porteiro ao médico todos terão que estar aptos para prestar o mais célere atendimento possível – incluindo, neste processo, os familiares do paciente, aos quais caberia a identificação inicial. 

    “Quanto mais pessoas aptas e atentas aos sinais de alerta para reconhecimento de ocorrência de um AVC, mais chance de recuperação”, frisa Badalotti. 

    Entre os principais sinais, esclarece o neurocirurgião, estão: fraqueza ou formigamento na face, braço ou perna, especialmente em um lado do corpo; confusão, alteração da fala ou compreensão; alteração na visão (em um ou ambos os olhos); alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar; dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente. 

    Em caso de reconhecimento destes sintomas, deve-se procurar imediatamente um hospital ou ligar para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência-SAMU 192. 

    No Pronto Socorro, uma das principais portas de entrada para pacientes com AVC, a coordenadora do ambulatório do HC, Ediana Pedroso, reforça as palavras de Badalotti e destaca a importância da medida. “Nos casos de AVC, lutamos contra o tempo. Certamente o protocolo será um importante aliado na busca para um atendimento ainda mais qualificado”, completa. 

 

Tipos 

    Os AVCs são classificados como hemorrágico ou isquêmico, sendo este último o mais frequente, representando cerca de 85% dos casos. Clinicamente, ambos são caracterizados pelo aparecimento súbito de deficits neurológicos característicos, de acordo com a região cerebral envolvida que, por sua vez, dependerá da circulação afetada. 

 

Prevenção 

    As ações para a prevenção do Acidente Vascular Cerebral caracterizam-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção de hábitos saudáveis, a prevenção de agravos relacionados às doenças cardiovasculares, objetivando a proteção da saúde. A presença de fatores de risco para doenças vasculares deve sempre ser investigada (sendo a Hipertensão Arterial Sistêmica o fator de risco mais importante para as lesões isquêmicas e hemorrágicas).



GALERIA


  • Centro de Diagnóstico por imagem CDI

    CENTRO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - CDI

    Eficiência e Profissionalismo

    O Centro de Diagnóstico por Imagem está estruturado para oferecer serviços diferenciados e eficientes. Ver mais
  • laboratório

    LABORATÓRIO

    Tecnologia de Ponta em Análises

    Nosso laboratório dispõe de modernos recursos tecnológicos e de uma qualificada equipe de profissionais. Ver mais
  • chek-up - exames laboratoriais

    CHECK-UP

    Avaliação de saúde

    A avaliação sistemática e periódica das condições de saúde é aspecto fundamental para melhorar sua qualidade de vida. Ver mais