Hospital de Caridade de Erechim

Equipes multidisciplinares do Hospital de Caridade recebem capacitação para atender de forma rápida pacientes com AVC

Ação visou a implantação de protocolo mundial que visa melhorar a assistência, a qualidade e a segurança do paciente

Equipes multidisciplinares do Hospital de Caridade recebem capacitação para atender de forma rápida pacientes com AVC

    As equipes multidisciplinares das áreas assistencial e administrativa do Hospital de Caridade de Erechim receberam, nesta terça e quarta-feira, 24 e 25, uma capacitação para aperfeiçoar o atendimento aos pacientes suspeitos e ou acometidos de AVC (Acidente Vascular Cerebral). Desde 26/07, quinta-feira, está em prática um protocolo mundial – Angels, que passou a ser adotado na instituição com vistas ao diagnóstico precoce e o atendimento adequado e em tempo hábil, reduzindo a chance de sequelas. 

    A capacitação foi realizada em diversos horários para contemplar todas as equipes, e foi ministrada pela coordenadora de suporte e treinamento da Angels, Enf. Anna Caroline Abrancher da Costa. A capacitação teve como objetivo abordar o reconhecimento dos sintomas e sinais clássicos do AVC, bem como aperfeiçoar o primeiro atendimento ao paciente através de um fluxograma visando melhorar a qualidade da assistência ao paciente. 

    Anna Caroline explica que o Projeto Angels, criado pelo laboratório farmacêutico Boehring, visa aumentar o número de hospitais preparados para o atendimento de pacientes suspeitos de AVC. Segundo ela, o protocolo para tratamento de AVC -Isquêmico, implantado no HC, consiste, dentre outras condutas, na administração de um medicamento denominado trombolítico, que tem a função de dissolver os coágulos sanguíneos, condição presente na isquemia cerebral. 

    O critério primordial para o sucesso da trombolização está diretamente relacionado com o início dos sintomas do paciente, o qual deve ser administrado no período de até 04h30min do início destes. Contudo, o uso deste medicamento requer a avaliação de outros critérios clínicos importantes, identificados pelo médico no ato do atendimento. 

     O projeto no HC é coordenado pelas Enfermeiras Ediana Pedroso, Maritânia Wittzinski e o Neurologista Dr. Rafael Badalotti, segundo eles, o objetivo é aprimorar o atendimento que já vinha sendo praticado. O protocolo vem para somar, pois agiliza o atendimento multiprofissional e fornece mais subsídios, como exemplo, a utilização de aplicativo específico entre equipe de enfermagem, radiologia e médica. “A procura por atendimento no início dos sintomas, visando o diagnóstico e tratamento precoce, é fundamental no tratamento e recuperação do paciente, contribuindo para uma melhor qualidade de vida dos pacientes após o AVC”, destacam as enfermeiras.


SOBRE O AVC ISQUÊMICO AGUDO

    O AVC isquêmico agudo, tipo mais comum de acidente vascular cerebral, ocorre quando um coágulo é formado num vaso cerebral, bloqueando o fornecimento de sangue para uma parte do cérebro, ou por aterosclerose (placas de gordura que se formam nas paredes dos vasos sanguíneos e que podem obstruir a passagem de sangue). Um AVC pode levar à invalidez ou mesmo a morte e exige um tratamento rápido e intensivo. É uma doença que acomete 400 mil pessoas por ano, sendo a principal causa de incapacidade em todo o mundo.

    Popularmente conhecido como “derrame”, o AVC é classificado em dois tipos: hemorrágico ou isquêmico. O AVC isquêmico (AVC-I) é o tipo mais frequente e ocorre quando o trombo obstrui o fluxo sanguíneo para o cérebro. Representa 85% dos casos de AVC. É o caso onde o trombolítico pode ser utilizado, desde que o paciente se enquadre nos critérios para utilização.

    Os principais sinais e sintomas do AVC são dor de cabeça súbita, tontura, visão borrada, perda de força e movimento em um dos lados do corpo, perda de equilíbrio, desvio dos lábios para um lado, dentre outros.

    Dentre as sequelas estão à perda permanente de movimento de um dos lados (hemiplegia), perda de força, dificuldade na fala e deglutição, dentre outros.



  • Centro de Diagnóstico por imagem CDI

    CENTRO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - CDI

    Eficiência e Profissionalismo

    O Centro de Diagnóstico por Imagem está estruturado para oferecer serviços diferenciados e eficientes. Ver mais
  • laboratório

    LABORATÓRIO

    Tecnologia de Ponta em Análises

    Nosso laboratório dispõe de modernos recursos tecnológicos e de uma qualificada equipe de profissionais. Ver mais
  • chek-up - exames laboratoriais

    CHECK-UP

    Avaliação de saúde

    A avaliação sistemática e periódica das condições de saúde é aspecto fundamental para melhorar sua qualidade de vida. Ver mais