Hospital de Caridade de Erechim

Dr. Aldo José Peixoto fala do ‘hospital do futuro’

Dr. Aldo José Peixoto fala do ‘hospital do futuro’

    Neste sábado, 14 de julho, comemora-se o Dia Mundial do Hospital – instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para que a sociedade debata os temas pertinentes à área. Para marcar a data, o Hospital de Caridade foi ouvir um de seus mais experientes profissionais: o anestesiologista Aldo José Peixoto, que há 43 anos atua no HC, já tendo sido, aliás, diretor técnico da instituição. 

    Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 1973, o Dr. Aldo, aos 74 anos e com 35 mil anestesias já realizadas, lembra de como era o HC há quatro décadas e observa a evolução percebida no período, com destaque para a entrada em funcionamento da UTI, no início da década de 1980 – processo que ajudou a liderar. “Felizmente, ao longo do tempo, o HC tem cumprido com sua missão de zelar pela saúde da população regional”, observa.

    Para o médico, no entanto, é fundamental que o HC siga se modernizando, especialmente, em relação à gestão. Segundo ele, o hospital do futuro precisa ter processos internos eficientes, resolutividade, gestão profissional e uma boa hotelaria, oferecendo segurança e qualidade a pacientes e aos profissionais que atuam na casa de saúde.

Você sabia?

    A palavra hospital origina-se do latim hospitalis, que significa "ser hospitaleiro", acolhedor.  Pesquisadores afirmam que os primeiros hospitais surgiram no Ceilão em 431 a.C.,  local onde localiza-se hoje o Sri Lanka.  Dois séculos mais tarde, foram construídos na Índia locais para recuperação dos enfermos, mas o tratamento ainda era muito relacionado com o ocultismo e de eficácia duvidosa.

    O primeiro a ser erguido no país foi a Santa Casa de Misericórdia de Todos os Santos, idealizado pelo explorador português Braz Cubas por volta de 1543, no antigo povoado de Enguaguaçu, hoje cidade de Santos, nome que derivou do hospital. As dificuldades no início eram grandes, pois os médicos não queriam vir trabalhar no Brasil. Com isso, os jesuítas se encarregavam do atendimento, trabalhando como médicos, farmacêuticos e enfermeiros.



  • Centro de Diagnóstico por imagem CDI

    CENTRO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - CDI

    Eficiência e Profissionalismo

    O Centro de Diagnóstico por Imagem está estruturado para oferecer serviços diferenciados e eficientes. Ver mais
  • laboratório

    LABORATÓRIO

    Tecnologia de Ponta em Análises

    Nosso laboratório dispõe de modernos recursos tecnológicos e de uma qualificada equipe de profissionais. Ver mais
  • chek-up - exames laboratoriais

    CHECK-UP

    Avaliação de saúde

    A avaliação sistemática e periódica das condições de saúde é aspecto fundamental para melhorar sua qualidade de vida. Ver mais