2ª Semana de Sensibilização ao Dia Mundial da Prematuridade do Hospital de Caridade

2ª Semana de Sensibilização ao Dia Mundial da Prematuridade do Hospital de Caridade

        Sempre que um bebê nasce antes de 37 semanas de gestação, ele é considerado prematuro. Um estudo do Unicef em parceria com o Ministério da Saúde mostra que, a cada ano que passa, aumenta o número de bebês que nascem prematuros por aqui. Em 2000, o índice era de 7%; em 2014 chegou a 12,5% e coloca o Brasil no mesmo patamar dos países de baixa renda, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.  

        No dia 17 de novembro é celebrado o Dia Mundial da Prematuridade, data voltada à atenção para esse problema, que tem atingido 12% das crianças nascidas no Brasil. Para abraçar essa campanha, o Hospital de Caridade de Erechim está realizando uma semana de atividades voltadas para a temática da prematuridade.

       A programação iniciou nesta segunda-feira, dia 13, com uma Exposição de Fotos de Bebês Prematuros apresentando ações desenvolvidas na UTI Neonatal do HC: Bebê Casulo, Bebê na Rede, Bebê com o Polvo e Bebê no Ofurô. O tema da exposição é “Cuidados Especiais com Bebês Prematuros”, direcionada aos pais de bebês que passaram ou estão internados na UTI Neonatal, pacientes, visitantes e funcionários da Instituição. As fotografias foram realizadas em parceria com o Estúdio Fotográfico Recordare, apoiador do Novembro Roxo HC 2016 e do Curso de Gestantes do HC. A mostra está ocorrendo no corredor da Administração.

        Na terça-feira, dia 14, às 13h30min, a reflexão acontecerá por meio da exibição do filme “O começo da vida”, seguido de um espaço para debate entre os presentes e os facilitadores. A sala de cinema será o Auditório do CCHC, para os funcionários do hospital.

      O II Encontro de Confraternização entre Mães de Prematuros será no dia 16, às 15h, no CCHC. Momento de confraternização para promover a integração, sensibilização e troca de informações entre as mães/pais que já permaneceram com seus filhos prematuros internados na UTI Neonatal do HC. 

        Na sexta-feira, 17, dia em que se comemora o Dia Mundial da Prematuridade, às 14h, haverá palestra alusiva ao tema, com depoimento de uma mãe que permaneceu internada com sua bebê por mais de 90 dias na UTI Neonatal. A palestrante será a psicóloga Débora Marchetti, do Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, com o tema “Sensibilização para o Cuidado Humanizado em UTI Neonatal”.

        Esse é o segundo ano que o HC celebra a data, destacando a importância dos cuidados ofertados aos prematuros, para a garantia de uma melhor evolução no seu desenvolvimento deles. 




  • Centro de Diagnóstico por imagem CDI

    CENTRO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - CDI

    Eficiência e Profissionalismo

    O Centro de Diagnóstico por Imagem está estruturado para oferecer serviços diferenciados e eficientes. Ver mais
  • laboratório

    LABORATÓRIO

    Tecnologia de Ponta em Análises

    Nosso laboratório dispõe de modernos recursos tecnológicos e de uma qualificada equipe de profissionais. Ver mais
  • chek-up - exames laboratoriais

    CHECK-UP

    Avaliação de saúde

    A avaliação sistemática e periódica das condições de saúde é aspecto fundamental para melhorar sua qualidade de vida. Ver mais