29.11.2022

Com foco em saúde mental, HC realiza a 32ª Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Atividades também envolveram a 21ª Semana do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar

Em regra, quando ouvimos falar em SIPAT, Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho, imaginamos que as atividades abordem apenas tópicos sobre EPIs (equipamentos de proteção individual) e acidentes do trabalho. Neste ano, durante sua 32ª SIPAT, realizada entre os dias 21 e 25 de novembro, o Hospital de Caridade de Erechim decidiu ir além.

Para tanto, em que pese a temática acidente de trabalho tenha sido discutida na palestra de abertura do evento, sob a responsabilidade da técnica em Segurança do Trabalho, Eliane Vieira, quem ganhou protagonismo foi a saúde mental, em consonância com os novos tempos pós-covid-19.

Conforme explica a técnica de Segurança do Trabalho, Dulce Baruffi, a escolha nasceu de uma pesquisa de perfil epidemiológico interna. "A partir dos dados obtidos, ficou claro que era preciso ampliar a discussão sobre a saúde mental, o auto cuidado e proporcionar diferentes formas de terapias", pontua Dulce.Para tanto, durante a SIPAT, foram promovidas novas ações voltadas, inclusive, a oferecer momentos de relaxamento, entre as quais:

  • O poder da cordialidade nas relações, com a Comissão de humanização do HC
  • Oficina de arteterapia com Aquarela, com a enfermeira Paula Dallagnol;
  • Terapia ocupacional com origami, com a técnica de enfermagem Sayuri Niriam Reichert Tanaka Pires;
  • A importância da autoestima na saúde mental, com dicas de moda e maquiagem, com a consultora de imagem Marina Pansera.

Semana de prevenção à Infecção hospitalar

Ao lado da SIPAT, o HC realizou a 21a Semana de Controle de Infecção Hospitalar. Responsável pelo setor na instituição, a enfermeira Silvana Zago, enfermeira do SCIH, trouxe o Jogo da Memória da Prevenção, voltado às equipes de assistência e aplicado em várias unidades do HC. “O jogo foi uma alternativa mais lúdica e didática de reforçar conhecimentos sobre prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde e teve uma boa recepção dos participantes", destaca Silvana.

Pela proximidade com o 1 de dezembro, dia mundial de prevenção à AIDS, e levando em consideração o aumento de casos de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) na região, o médico infectologista Vanderlei Madalozzo também proferiu palestra falando de prevenção e tratamento das DSTs, direcionada aos colaboradores do HC.

Jogo da Memória da Prevenção uma alternativa mais lúdica e didática de reforçar conhecimentos com as equipes de assistência