Segurança do Paciente

Para o Hospital de Caridade de Erechim, assegurar a missão de “Oferecer soluções de saúde à comunidade, com qualidade em serviços através de humanização, hotelaria diferenciada, competência profissional e tecnologia atualizada, sempre a serviço da vida”, significa também realizar atendimentos com foco contínuo na segurança do paciente, visitantes e colaboradores.


Desde agosto de 2010, a instituição possui formalizada uma Comissão de Gerenciamento de Riscos – COGER, composta de profissionais de diferentes áreas, com objetivos voltados ao tema da segurança do paciente. De modo geral, essa comissão possui o compromisso de assessorar a Administração no desenvolvimento de ações voltadas ao aprimoramento no desempenho de processos, projetos de melhoria contínua voltados à qualidade e segurança dos serviços, melhoria da comunicação, treinamentos, dentre outras.


Alinhada às disposições do Ministério da Saúde sobre o tema da segurança do paciente, esta comissão passou a desempenhar diversas atribuições do Núcleo de Segurança do Paciente - NSP. Algumas ações desenvolvidas:


  • Desenvolvimento e aplicação de Procedimentos Operacionais Padrão – POPs, relacionados ao tema da segurança do paciente e obrigatórios segundo o Ministério da Saúde (metas internacionais de segurança do paciente);
  • Identificação de situações a que os pacientes podem estar sujeitos no atendimento hospitalar e que são avaliadas inicialmente na anamnese de enfermagem. Através desta identificação, são utilizadas pulseiras coloridas de acordo com o risco: risco para alergia; risco de queda; risco de fuga, suicídio e agressão; risco para úlceras de pressão; e risco para medicamento potencialmente perigoso;
  • Identificação correta de pacientes através de pulseira com dados associados especificamente ao paciente e seu atendimento. Aliado a processos das equipes, permite certificar-se dos dados antes da realização de cuidados ao paciente;
  • Melhoria contínua na prescrição médica eletrônica e na evolução eletrônica multiprofissional do paciente;
  • Sistema de vigilância epidemiológica e controle de infeção hospitalar através da atuação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH);


Desta forma, a integração de diferentes equipes que atuam no hospital, aliada a uma cultura organizacional focada em segurança assistencial e satisfação do cliente, proporcionam melhoria contínua da qualidade dos serviços, e da segurança no atendimento dos pacientes.


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