História

Nascido sob o signo da solidariedade, da vontade e organização da comunidade erechinense, o Hospital de Caridade foi fundado em 10 de maio de 1934, quando a cidade ainda se chamava Boa Vista do Erechim.
A proposta de sua fundação surgiu na década de 30, movimento liderado pelo ex-prefeito e ex-chefe da Comissão de Terras do município, Egídio Souza. A ele se uniram pessoas de expressão da sociedade erechinense e, no dia de sua fundação, já foi eleita a sua primeira diretoria, presidida por João Caruso.
A posse foi realizada no dia 19 de maio de 1934, no salão nobre da Sociedade Italiana Carlo Del Prete. O esforço inicial da diretoria foi para concretizar o sonho da comunidade de construção de um estabelecimento hospitalar que correspondesse às necessidades, sendo fato corriqueiro a mobilização das pessoas, da administração municipal, da classe política e empresarial, na busca de recursos.
Do esforço conjunto, marcado por campanhas beneficentes, jantares, selo da caridade, livro de ouro e doações, resultaram os fundos necessários para o início das obras. Foram 12 anos de mobilização, até que em 31 de maio de 1942 fosse realizada a inauguração do hospital, num ato festivo que reuniu grande número de autoridades e pessoas da comunidade.
A partir de então, a trajetória do Hospital de Caridade de Erechim foi marcada por crescimento e melhorias, englobando a estrutura física, os serviços disponibilizados, a qualificação dos recursos humanos e a atualização tecnológica, de forma a atender as necessidades sempre crescentes da população regional.
Na atuação filantrópica, uma característica histórica da instituição é a assistência através de serviços gratuitos à comunidade vulnerabilizada econômica e socialmente, com atendimentos de internação e ambulatoriais. O HC ainda oferece de forma gratuita palestras, treinamentos e orientações em escolas, associações e municípios, marcando forte presença social por sua atuação educadora e comunitária.
Em janeiro de 2004, foi inaugurado o Centro Clínico Hospital de Caridade, que visa a reunir profissionais das diversas especialidades da saúde, atuando de forma integrada com o Hospital, facilitando o acesso da população, de forma concentrada e qualificada.
Com mais de oitenta anos de história, o Hospital de Caridade de Erechim segue firme no seu compromisso de oferecer à sociedade regional serviços de saúde com qualidade e resolutividade, sempre a serviço da vida.


  • Centro de Diagnóstico por imagem CDI

    CENTRO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - CDI

    Eficiência e Profissionalismo

    O Centro de Diagnóstico por Imagem está estruturado para oferecer serviços diferenciados e eficientes. Ver mais
  • laboratório

    LABORATÓRIO

    Tecnologia de Ponta em Análises

    Nosso laboratório dispõe de modernos recursos tecnológicos e de uma qualificada equipe de profissionais. Ver mais
  • chek-up - exames laboratoriais

    CHECK-UP

    Avaliação de saúde

    A avaliação sistemática e periódica das condições de saúde é aspecto fundamental para melhorar sua qualidade de vida. Ver mais