Cuidados na Gravidez

Durante a gestação, você irá passar por uma série de mudanças físicas e psicológicas. Embora o seu organismo esteja apto a passar por essas alterações, há uma série de cuidados que podem tornar sua gravidez mais agradável e gratificante. Veja a seguir algumas das principais orientações para o cuidado com sua saúde.

Dicas gerais

  • A automedicação é algo perigoso e pode trazer sérios prejuízos à sua saúde e a do bebê. Utilize remédios somente com orientação do seu médico.
  • A não ser que precise de repouso, mantenha uma atividade normal, sem fazer esforços excessivos. A prática de esportes leves é permitida, mas procure orientação de um profissional. Evite uma vida muito sedentária.
  • O fumo é realmente prejudicial, podendo causar baixo peso ao recém-nascido. Portanto este hábito deve ser abolido.
  • Evite fazer viagens longas. Caso sejam inevitáveis, peça orientação e autorização ao seu médico, e as faça devagar, parando de tempos em tempos.
  • Use sutiãs de alças e base largas; se possível, tome banhos de sol diariamente nas mamas, por quinze minutos: isso ajuda a prepará-las para a amamentação.
  • Para fortalecer os mamilos, provoque atrito com uma toalha após o banho. Evite o uso de cremes ou pomadas hidratantes nos mamilos.
  • Evite aumento excessivo de peso; faça uma dieta balanceada.
  • Caso surjam estrias, use cremes ou óleos apropriados, que podem ser úteis também para reduzir o prurido e o desconforto.
  • Pode surgir uma pigmentação acentuada no rosto, chamada máscara gravídica. Isto ocorre devido às altas taxas de dois hormônios femininos que agem sobre a melanina. Sugestão: evite expor a mancha (máscara gravídica) ao sol, para não acentuá-la.
  • Contra azia, alimente-se de pequenas quantidades de alimentos várias vezes ao dia; não deite logo após as refeições, tome água gelada entre as refeições; e evite alimentos ácidos ou condimentados, ou ainda gordurosos em excesso.
  • Para combater náuseas e vômitos, faça uma alimentação matutina leve; ingira líquidos e sólidos separadamente; mastigue bem os alimentos; e, caso saiba os horários do dia em que os sintomas costumam aparecer, tente se alimentar 30 minutos antes.
  • Por fim, se você apresentar um quadro de constipação e flatulência, procure ingerir alimentos ricos em resíduos (fibras) e faça caminhadas.

Dicas para o sistema ósteo-articular

    • Por causa do aumento do útero, ocorrerá um desvio do centro de gravidade, levando à presença de lordose.
    • As câimbras ocorrem por conta da hiperdistensão do músculo, falta de cálcio ou compressão do útero.
    • No final da gestação, você pode se sentir mais pesada. As dores na região lombar são decorrência do aumento de peso da barriga, que sobrecarrega as articulações e a região abdominal.

Sugestões

    • Utilize sapatos de salto baixo.
    • Não permaneça muito tempo em pé.
    • Adote, sempre que possível, a postura de "Buda" para evitar lombalgias.
    • Sente-se sempre com as costas retas e, se necessário, coloque uma almofada para ter melhor apoio.
    • Ao levantar-se da cama, faça-o com movimentos suaves, espreguiçando-se, pois isto é bom para as articulações e para a musculatura.
    • Faça exercícios de alongamento, quando orientada.
    • No caso de câimbras, friccione o local dolorido e faça compressas quentes na região.

Dicas para o sistema circulatório


Podem aparecer varizes e edemas, devido ao aumento da pressão nos membros inferiores causada pelo peso do útero sobre as veias periféricas.
Sugestões

a) Para varizes:

    • Não fique em pé ou sentada durante muito tempo.
    • Repouse sempre que possível.
    • Evite o uso de meia ¾ com elásticos.
    • Se possível, use meia-calça elástica.
    • Quando sentada, apoie os pés em um banquinho.
    • Repouse em decúbito lateral esquerdo (virada para o lado esquerdo).
    • Eleve os membros inferiores algumas vezes ao dia.
    • Movimente os pés quando sentada.

b) Para edema (inchaço)

    • Repouse em decúbito lateral direito (virada para o lado direito).
    • Eleve os membros inferiores.
    • Se permanecer sentada por muito tempo, mexa as pernas e pés para ativar a circulação.

Atenção: Caso apareça edema no rosto ou nas mãos, procure orientação médica.


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